21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fumaça de incêndio afeta bairros na região do Parque do Lago

- Publicidade -

20/07/2017 15h53 – Por: O Progresso

Mais de cinco bairros foram afetados pelo incêndio no Eco Ponto da Prefeitura Municipal localizado na região do bairro Parque do Lago em Dourados. As chamas iniciaram na noite de quarta-feira, 19, por volta das 22h30.

Mesmo 14 horas após a queima dos resíduos, a fumaça intensa atinge os bairros da região com o auxílio do vento. A fumaça também acaba levando a fuligem que restou da combustão que causam problemas à saúde da população, ao diminuir a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos. Além disso, em vias de trânsito, prejudica a visibilidade podendo provocar acidentes.

Nesse período do ano, por conta da massa de ar seco predominante, bombeiros e órgãos ambientais promovem campanhas de conscientização para evitar as queimadas.

O Eco Ponto, localizado na Rua Lindalva Ferreira, esquina com a Rua Sergio Melgarejo, é utilizado pela Secretaria de Serviços Urbanos para depósito de resíduos de galhos e folhagem recolhidos na cidade. O espaço é disponível para a população com a finalidade de evitar focos em residências e terrenos baldios.

Quem fiscaliza e penaliza quem pratica o crime é o Intituto de Meio Ambiente de Dourados, o IMAM, e segundo o diretor do órgão, Fábio Luíz, a fiscalização e a responsabilização dos criminosos acontecem mediante a identificação dos autores, caso contrário o IMAM fica impossibilitado de realizar as diligências cabíveis.

A prática de queimadas é considerada criminosa e pode acarretar multa de R$80 mil à R$500 mil segundo a Lei Complementar 055/2002.

Com a ajuda do vento, a fumaça e a fuligem atingiram mais de cinco bairros na região do Parque do Lago. (Foto: Vinicios Araújo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights