27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Poeta Emmanuel Marinho lança “Satilírico”

- Publicidade -

Poeta Emmanuel Marinho lança o livro “Satilírico”

O evento será realizado nesta sexta-feira na Livraria Canto das Letras às 19h.

18/05/2017 08h44 – Por: Douradosagora

O poeta douradense Emmanuel Marinho lança amanhã o livro “Satilírico”. O evento será realizado na Livraria Canto das Letras às 19h.

“Satilírico” é o quinto livro de Emmanuel. São poemas urgentes, “jornalísticos’’, a maioria publicada em seu tempo, na imprensa, ou distribuída de forma clandestina pelas ruas (na época a censura era implacável, alguns deles foram rodados em mimeógrafo e sem assinatura). A obra, uma brincadeira com a dor e com o riso, expande-se entre alguns números em meio a tantas letras: 1964-1994, um período de 30 anos de história cantada em folhetins, pelos bares, universidades, nos palanques, nas portas das fábricas e dos palácios.

Segundo a professora Rita Pacheco Limberti, que assina o posfácio do livro “…. lança seus tentáculos sobre os problemas de um país inteiro, desenhando a sombra “chapliniana” do adorável “palhaço vagabundo”, que faz rir enquanto coloca o dedo na ferida dos problemas políticos e sociais. Por isso, ele é sátiro e é lírico, é Satilírico: o humor é sutil, irônico, cômico, critica com ironia; a composição poética inspira o canto, a lira, o sentimento, a emoção.

Tudo junto e misturado num ser dual e camaleônico, revela uma alma satírica que escarnece dos sentidos desgastados e das teorias hipócritas e mostra um coração lírico, que se enternece e se solidariza com o próximo, o distante, o local, o universal. …Curiosamente, publicado em 1995, o livro tornou-se atemporal: os temas transpuseram os umbrais do novo século e sua linguagem visual – marca conceptual do poeta deste e de todos os seus livros – garante, com sua vocação folhetinesca, a veemência da arte engajada e de protesto.

A capa de papel cartonado de tom cinzento – como o sombrio clima daqueles tempos -, sobretudo as letrinhas que ilustram a capa, evocam o modo furtivo de engendrar um discurso interdito, por meio da velha linotipia das gráficas nos porões, clandestinas…”.A primeira edição do livro em 1995, encontrava-se esgotada há muito tempo. No ano passado, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) colocou, em sua lista de leituras recomendadas para os Vestibulares, as obras de Emmanuel. No Vestibular de 2016, o livro indicado foi “Cantos de Terra” e, neste ano, “Satilírico” será objeto de questões da prova de Literatura.

Para atender à grande demanda gerada entre essa geração de jovens vestibulandos, professores de cursos preparatórios o poeta, por meio de sua editora Bazar de Poesia, providenciou a segunda edição, cujas etapas são elaboradas quase artesanalmente e concebidas integralmente pelo autor. Da capa ao tipo de papel, das fontes das letras às disposições das páginas, tudo é trabalho do poeta.

A primorosa segunda edição estará nas livrarias do país, a partir de amanhã, ao lado das obras também recomendadas para os Vestibulares da UFGD: “Livro sobre Nada”, de Manoel de Barros; “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques e “Número Zero”, de Umberto Eco. Marinho é convidado para os eventos literários mais importantes do Brasil como: Feira Literária Internacional de Parati (Flip), Feira do Livro de Porto Alegre, Bienal do livro de Brasília, dentre outros. Marinho apresenta-se e participa de mesas e debates ao lado de autores e artistas renomados.

Serviço

Lançamento do livro “Satilírico” de Emmanuel Marinho

Local: Livraria Canto das Letras, Avenida Weimar Torres, 2.440, centro. Telefone: (67) 3427-0203.

Poeta Emmanuel Marinho lança "Satilírico"

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights