27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Presos abrem celas e PM faz pente-fino para evitar rebelião na PED

- Publicidade -

Presos abrem celas e PM faz pente-fino contra princípio de rebelião na Penitenciária Estadual de Dourados

Durante a madrugada desta quarta-feira, cerca de 500 presos abriram as celas no Raio I. O problema ocorreu por conta de rumores de que internos de alta periculosidade estariam mobilizados para iniciar um motim no presídio

Por Douradosagora – 04/01/2017 07h28

O Batalhão de Choque da Polícia Militar se desloca para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) para colocar em ação medidas preventivas contra uma rebelião, já que, durante a madrugada, cerca de 500 presos abriram as celas no Raio I. O problema ocorreu por conta de rumores de que os internos de alta periculosidade estariam mobilizados para iniciar um motim no presídio.

Em entrevista ao Douradosagora, esta manhã, o comandante do 3º Batalhão PM de Dourados, o coronel Carlos Silva, disse que a Polícia Militar esteve, por volta da meia-noite, na Penitenciária Estadual de Dourados, onde reforçou o policiamento ostensivo nas torres de vigilância e ao redor da muralha.

O coronel Carlos Silva, que comandou a operação realizada pelos militares, com o apoio de homens da Força Tática e Radiopatrulha, assegurou ao Douradosagora que a situação está sob controle. Segundo ele, foi um caso atípico.

Os internos do Raio I, que abriram as celas por temer uma rebelião, que supostamente estaria sendo orquestrada por detentos de outros raios, conversaram com agentes penitenciários e voltaram para dentro.

A partir de agora, segundo informado esta manhã ao Douradosagora, o Batalhão de Choque de Campo Grande e o 3º BPM, sob comando do coronel Carlos Silva, deflagram uma operação pente-fino em todas as celas da Penitenciária de Dourados que tem hoje pelo menos o triplo da população carcerária permitida no local.

Na tarde de ontem, o Douradosagora recebeu ligações, inclusive de fora do Estado, de parentes preocupados com a situação de internos na PED.

Uma mulher e um homem foram flagrados com uma arma, durante a madrugada de hoje, nas imediações da penitenciária e presídio semiaberto de Dourados.

Nenhum deles assumiu a posse do revólver de calibre 38 municiado. Conforme informações repassadas ao Douradosagora, a passageira disse que ouviu boatos sobre rebelião e foi para o local porque está preocupada com a segurança do marido, que cumpre pena na PED.

OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, disse, após rebelião que deixou pelo menos 60 mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, que o Poder Público precisa reassumir o controle das penitenciárias e dos presídios do país, que segundo ele, são controlados por facções criminosas

Ele destacou que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir a execução antecipada da pena antes do trânsito em julgado, ou seja, antes que os recursos judiciais se esgotem, certamente agravará a situação dos presídios com o encarceramento de cidadãos inocentes, especialmente os réus menos favorecidos, aumentando a população carcerária e com isso o clima tenso dentro de presídios já lotados.

Lamachia sugere maior celeridade processual por parte de tribunais superiores e a “prioridade absoluta” no julgamento de habeas corpus e recursos, a fim de evitar o prolongamento de prisões consideradas injustas.

Jà, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, voltou a reforçar a urgência de audiências de custódia para reduzir a população carcerária. O ministro já havia levantado a questão em outubro, quando dois grupos de presos se enfrentaram em um presídio em Roraima, resultando em várias mortes.

Moraes afirmou que o governo federal está providenciando, junto aos estados, a construção de novos presídios, com o aporte de R$ 1,2 bilhão já liberado pelo presidente Michel Temer . O ministro, no entanto, disse que a medida sozinha não resolve o problema.

Comandante do 3º Batalhão PM de Dourados, coronel Carlos Silvafoto - Douradosagora

Batalhão de Choque da PM faz pente fino no presídio de Dourados

Arma e munições apreendidas com um homem e uma mulher, perto da PED e o presídio semiaberto

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights