22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Central de Cobrança recebe IPTU em atraso

- Publicidade -

A Prefeitura de Dourados criou a Central de Cobrança do ITPU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com a missão de incrementar a arrecadação deste tributo.

A informação é da secretária municipal de Finanças, Ignez Medeiros que depois de fazer um levantamento sobre o número de contribuintes que deixou de pagar o imposto, decidiu pela ativação da Central que terá cinco telefonistas.

Ignez explicou que as telefonistas da Central foram treinadas e começaram na segunda-feira a entrar em contato com os contribuintes inadimplentes. Por meio destas ligações, as atendentes procuram lembrar os contribuintes da importância de pagar as parcelas do IPTU dentro do prazo, para evitar multas e juros além de contribuir para aumentar a arrecadação do município.

Entre as várias obras e serviços executados pela prefeitura e considerados essenciais á população, boa parte é realizada através dos recursos arrecadados com o ITPU. A secretária afirmou que a Central de Cobrança vai telefonar apenas para aqueles contribuintes que não estão inscritos na Dívida Ativa ou estão sendo executados judicialmente.

“Nesta central vamos cobrar apenas aquelas pessoas que deixaram de pagar as parcelas do IPTU deste ano e as que renegociaram suas dívidas e interromperam o pagamento antes do término de todas as parcelas”, esclareceu a secretária de Finanças.

Ignez afirmou que no caso de não se conseguir falar com o contribuinte inadimplente através dos telefonemas, a prefeitura vai enviar em suas residências uma carta de cobrança extrajudicial. Segundo a secretária, caso a prefeitura não consiga receber o imposto, o caso será analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

O IPTU tem uma grande importância no orçamento anual da prefeitura, conforme avaliou Ignez Medeiros. A secretária disse que é através da arrecadação deste tributo, que a administração pública consegue manter o equilíbrio das finanças e ao mesmo tempo investir em obras de infraestrutura e na melhoria da qualidade da Saúde, Educação, entre outros serviços. “É com o dinheiro arrecadado com o IPTU, que a prefeitura investe nas contrapartidas das emendas ao Orçamento da União e aplica na realização de obras e serviços”, finalizou Ignez Medeiros.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights