25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Competição de RanchSorting movimenta mercado de leilões em MS

- Publicidade -

Os esportes equestres têm impulsionado a comercialização do cavalo Quarto de Milha e posicionado o Estado como o quarto maior produtor do País

28/11/2017 09h31 – DouradosAgora

O cavalo Quarto de Milha é o grande destaque dos leilões em Mato Grosso do Sul. Neste ano foram comercializados cerca de 500 animais em leilões no Estado, deste número, 375 animais eram da raça Quarto de Milha, segundo levantamento do leiloeiro Fernando Barbuio.

O que impulsiona o mercado de cavalos no Estado é o esporte equestre. “A grande maioria dos animais comercializados são destinados a estas provas, dentre elas podemos destacar o RanchSorting, o Laço Comprido e a Apartação, afirma Barbuio.

Esta procura pelo equino considerado o mais versátil do mundo, tem impulsionado o avanço da criação de Quarto de Milha em Mato Grosso do Sul, que tem o maior plantel da raça na região Centro-Oeste e é o quarto maior produtor do País, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). São 30,8 mil animais registrados no Stud Book, departamento especializado no reconhecimento e emissão de certificados de registros da raça da ABQM.

Além de movimentar o agronegócio sul-mato-grossense, as competições exigem animais com alto padrão genético. Para Marcelo Iguma, criador do Quarto de Milha e competidor de RanchSorting, Mato Grosso do Sul passa por um momento de consolidação no mercado.

“Com o grande número de provas realizadas, nosso Estado tem uma demanda muito grande por bons animais. E esses animais competitivos são o que todo criador busca produzir. Atualmente, o Estado deixou de ser comprador de genética e passou a ser um grande fornecedor de bons animais para as outras regiões”, enfatiza.

Evento – O 1º Campeonato de RanchSorting do Núcleo Sul-mato-grossense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (MSQM), está na sua terceira etapa e será realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande.

De acordo com o organizador do evento, Aparício Flores, cerca de 200 animais são esperados na competição. ” Destes animais, 90% são da raça Quarto de Milha”, que irá formar conjunto com mais de 300 competidores inscritos, destaca. Os esportistas irão disputar em dezessetes categorias da modalidade, que terá mais de R$ 30 mil em premiações.

O cavalo Quarto de Milha é o grande destaque dos leilões em Mato Grosso do Sul. Neste ano foram comercializados cerca de 500 animais em leilões no Estado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights