22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dicas da Polícia Civil – Violência Contra à Mulher

- Publicidade -

Polícia Civil do Mato Grosso do Sul 28/04/2017 06h00

Ultimamente temos visto um grande levante social contra as ações de homens públicos que, em situações distintas, têm coagido mulheres a uma pressão psicológica e até sexual.

A violência não se restringe apenas à agressão física. Fique atento!

A violência de gênero é aquela baseada no fato da vítima ser do sexo feminino e o agressor ter algum tipo de vínculo emocional ou familiar com a mulher (marido, namorado, irmão, primo, padrasto.

Essa violência pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

A violência física ocorre quando o homem empurra, chuta, amarra, bate ou violenta;

A violência moral ocorre quando a mulher sofre calúnia, injúria ou difamação;

A psicológica pode ser identificada quando o homem te humilha, insulta, isola, persegue ou ameaça. Ela ocorre à medida que a mulher é impedida do convívio social, o constrangimento, a vigilância constante e o insulto;

A sexual quando te pressiona, exige práticas que você não gosta, se nega a usar preservativos ou te nega direito a métodos contraceptivos;

A patrimonial e econômica ocorre quando o homem controla seu dinheiro, não dá permissão para certas roupas, destrói seus objetos, não permite a mulher trabalhar, ou oculta bens e propriedades.

Qualquer um desses itens pode ser classificado como violência contra a mulher, por isso, caso você se perceba em qualquer uma destas situações, procure a Delegacia mais próxima de sua casa e denuncie, você tem direito a medidas protetivas de urgência e uma investigação será iniciada através do Inquérito Policial.

Ao ser vítima de agressão será necessário o exame de corpo de delito feito por médico, para se constatar qual o tipo de violência sofrida, sua extensão, danos causados e principalmente, qual o tratamento mais adequado.

Colabore com a polícia civil e ajude nas investigações criminais com as seguintes ações:

Ao ser vítima de violência sexual ou física, procure imediatamente a polícia, não troque de roupa, ou se lave, indícios que levem a identificação do agressor poderão ser perdidos.

O assédio moral normalmente é praticado por pessoas conhecidas da vítima, como o chefe da empresa. Quando um superior tenta passar uma cantada em uma funcionária e ela não aceita, pode começar uma tortura psicológica.

Se ele passar a difamar, caluniar ou injuriar a moça, entra em um enquadramento mais rigoroso: é um crime contra a honra.

Não se envergonhe! Não tenha medo! Denuncie!

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul possui uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Capital, e outras 11 espalhadas por todo o Estado.

Caso não haja uma Delegacia da Mulher em sua cidade, a denúncia pode ser realizada na própria Delegacia, com o registro de Boletim de Ocorrência.

Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher através do 180; na Ouvidoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ou pelo 197.

E anote aí na sua agenda:

A Polícia Civil está apoiando a Campanha do Poder Judiciário “Mulher Brasileira” que, na sexta-feira, dia 28, realiza uma caminhada que saíra do fórum de Campo Grande, às 16h, e tem o intuito de alertar à sociedade contra o abuso.

Junte-se a nós nessa causa! Vamos caminhar juntas para uma sociedade melhor.

Acompanhe nossas mídias sociais e veja mais dicas de segurança em nosso site, através do www.pc.ms.gov.br . Siga-nos no Instagram, inscreva-se em nossa página no YouTube e curta nossos vídeos.

Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades.

Estamos aqui para ajudar você a se auto ajudar. A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger.

Ouça também através do MS NO RADIO através do link www.ms.gov . Lá você encontra esta e muitas outras Dicas de Segurança da Polícia Civil.

Polícia Civil do Mato Grosso do Sul

Polícia Civil do Mato Grosso do Sul

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights