27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Direitos Humanos pede liberação de colunista preso

- Publicidade -

05/06/2015 08h17 – Atualizado em 05/06/2015 08h17

Direitos Humanos da ONU pede liberação de colunista preso em Mianmar

A pena de dois anos de prisão proferida ao ex-oficial do partido Liga Nacional para a Democracia, U Htin Lin Oo, sob acusação de insulto a religião, chocou o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) que pediu, na quarta-feira, às autoridades de Mianmar (*) que liberem o colunista e garantam a liberdade de expressão e opinião no país.

“Nós pedimos as autoridades que liberem U Htin Lin Oo incondicionalmente e tomem todas as medidas necessárias para assegurar que aqueles que conduzem a defesa pacífica, exercendo legitimamente seu direito de liberdade de expressão e opinião, não enfrentem represálias”, disse a porta-voz do ACNUDH, Ravina Shamdasani, durante coletiva de imprensa em Genebra.

De acordo com relatos da mídia, U Htin Lin Oo recebeu uma sentença de dois anos de prisão por criticar o extremismo budista.

“Seu tratamento e prisão mostram um contraste com o tratamento daqueles em Mianmar que claramente estão incitando a violência contra as comunidades minoritárias, principalmente os rohingyas”, adicionou Shamdasani. “Em vez de perseguir os indivíduos que descaradamente pedem a morte dos rohingyas por discurso de ódio ou incitar a violência, as autoridades deteram um defensor que ousou questionar o mal uso e manipulação da religião para o fim extremista”, disse.

O alto comissário para os direitos humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, advertiu que Mianmar está criando “uma nova geração de prisioneiros políticos” ao colocar na prisão pessoas que esperam desfrutar as liberdades democráticas prometidas pelas reformas do país há dois anos. (Nações Unidas)

*País do Sudeste Asiático, Mianmar ou Mianmá, a antiga Birmânia, fica às margens do Golfo de Bengala, no Oceano Índico.

Foto: ONU/Martine Perret

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights