Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
11/05/2012 05h57 - Atualizado em 11/05/2012 05h57

Gestores se reúnem para avaliar desempenho da Segurança Pública de MS

 

Os gestores do setor de Segurança Pública que atuam em Mato Grosso do Sul se reuniram esta semana, no auditório da Academia de Polícia (Acadepol), para avaliar o desempenho da Segurança Pública no Estado dos primeiros quatro meses de 2012, através do Plano MS Forte Segurança.

A reunião contou com a presença dos gestores de todas as instituições que compõem a pasta, responsáveis territoriais, além de delegados regionais, comandantes de Batalhões, delegados titulares e comandantes de Companhias.

Na ocasião, foram analisados separadamente os índices de criminalidade de todas as regiões do Estado e da Capital, comparando os números aos resultados anteriores e possibilitado identificar os avanços e regressos nas estatísticas.

A análise do número de ocorrências que mais impactam a sociedade (crimes contra a vida e contra o patrimônio) demonstrou acentuada redução da criminalidade na região de Coxim no ano de 2011.

“Nota-se que naquela Delegacia Regional a doutrina de análise criminal foi adotada e implantada de forma plena.

O reflexo natural desse amadurecimento e aperfeiçoamento institucional é o ótimo desempenho que a unidade vem alcançando. Servindo de modelo e inspiração para todas as demais unidades da Polícia Civil do Estado”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini.

O comparativo das estatísticas do primeiro quadrimestre de 2011/ 2012 no município de Coxim mostra redução nos índices de criminalidade.

Os casos de homicídios dolosos caíram de quatro para apenas dois, redução de 50%; as ocorrências de furto tiveram redução de 6,6%, caindo de 135 no ano de 2011 para 126 em 2012.

Os furtos ocorridos nas residências de Coxim apontam que, no ano passado, foram registrados 72 casos, uma redução de 23,6% nos números do mesmo período deste ano, com 55 ocorrências.

Foram contabilizados sete furtos de veículos no primeiro quadrimestre de 2011, e em 2012, no período de janeiro a abril, foram registrados três casos, uma queda de 57,01% neste tipo de crime.

O roubo de residência teve 100% dos índices reduzidos com apenas uma ocorrência registrada, enquanto no ano passado, dois casos foram comunicados à polícia do município.

"Os resultados alcançados no município, representam o aperfeiçoamento natural da cultura.

Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Que o bom desempenho das polícias Civil e Militar de Coxim, seja referência e sirvam de estímulos aos demais", ressaltou o secretário.

MS Forte Segurança

O programa MS Forte Segurança visa estabelecer nas forças estaduais de Segurança Pública uma rotina que conduza a construção de uma conduta norteada pela inteligência artificial, através do Plano Estadual de Segurança Pública contendo metas e ações de redução dos índices de criminalidade. Para Jacini o programa MS Forte Segurança é uma ferramenta de gestão.

“A análise é feita por meio de gráficos que reúnem informações de todo o Estado, da Capital, dos municípios do interior agrupados e ainda dados das ocorrências registradas nos 11 municípios considerados pólos.

Além do estudo gráfico, também são apresentados números do georeferenciamento, através de um mapa indicando os locais de maior incidência de delitos em cada localidade”, esclareceu o secretário.

“Neste mês de abril estamos analisando os primeiros dados do georeferenciamento, após a disponibilização da ferramenta online para os 11 municípios polos.

Através desta ferramenta cada unidade tem acesso aos dados, gerando relatórios, que culminam em ações policiais nos locais de maior incidência criminal”.

Também participaram da reunião, os chefes das onze Unidades de Perícia e Identificação do interior do Estado.(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - SEJUSP)

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo