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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comissão estende critérios especiais de avaliação para toda educação indígena

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26/05/2015 09H11

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (20), o Projeto de Lei 5954/13, do Senado, que assegura a todos os estudantes indígenas – da educação básica, do ensino profissionalizante ou ensino superior – a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem e avaliação.

A proposta, que recebeu parecer favorável da relatora na comissão, deputada Maria do Rosário (PT-RS), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96). Atualmente, a norma assegura critérios específicos apenas para os alunos indígenas do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano).

Já a educação básica, além do ensino fundamental, abrange os ensinos infantil (creche e pré-escola) e médio.

Reconhecimento

Para Maria do Rosário, a proposta reconhece a importância da cultura indígena como parte do trabalho de aprendizagem dessas comunidades.

“A avaliação deve ser considerada parte essencial do processo de formação de qualquer estudante. Ela não pode ser realizada com desprezo à cultura e à língua materna das comunidades indígenas”, disse.

A deputada lembrou que o Brasil é signatário da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais, adotada em Genebra (Suíça), em 1989.

Os dispositivos da convenção determinam que os povos indígenas devem ter acesso pleno à educação, que deve valorizar a sua cultura e língua materna.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
(Agência Câmara Notícias)

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