22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mulheres do Congresso querem reserva de vagas para deputadas e senadoras

- Publicidade -

08/03/2015 17h32

Em debate na quinta-feira (5), a consultora legislativa do Senado Conceição Lima afirmou que as bancadas femininas no Congresso querem reservar vagas nas duas casas legislativas para parlamentares mulheres. Essa é uma proposta a ser defendida no escopo da reforma política, em discussão no Senado.

São medidas mais ambiciosas e profundas, para colocar a discussão em outros termos — afirmou, durante exposição do Projeto Quintas Femininas, que discute a reforma política inclusiva.

Conceição informou que, apesar das medidas existentes para assegurar a participação das mulheres na política – reserva de 30% de candidaturas, aplicação de 5% do fundo partidário e de 10% do tempo partidário para a promoção da participação política das mulheres –, a presença de parlamentares eleitas ainda é pequena, quando comparada com a participação feminina no eleitorado e na população.

Ela elogiou algumas medidas que integram a reforma política, como as propostas em tramitação na Casa que reservam vagas para mulheres e impõem sanções aos partidos que não o fizerem, mas afirmou que os avanços só virão com iniciativas mais ousadas.
(Agência Senado)

Conceição (ao microfone) defende propostas mais ousadas para estimular a participação das mulheres na política Edilson Rodrigues/Agência Senado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights