24.7 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Dicas de como desentupir ralos

- Publicidade -

Ter a sua própria casa, morar sozinho é o sonho de muitas pessoas que ainda moram com os pais. Entretanto, a vida de adulto não é feita apenas de festas e momentos felizes. Arrumar a casa toma tempo da sua rotina semanal e às vezes até da diária e desentupir ralo é uma das tarefas domésticas mais chatas e recorrentes que o jovem adulto precisa cumprir.

Pensando nisso, separamos nesse post uma série de dicas de como você pode desentupir os ralos da sua casa de maneira simplificada.

Mas antes vamos entender como acontece o entupimento do ralo.

O que é um entupimento?

Antes de descobrir como desentupir um ralo, você precisa conhecer as possíveis causas do entupimento. Que pode ser gerado por inúmeros fatores como, por exemplo:

  • Grande quantidade de fios de cabelos caindo na pia ou no ralo do box (para quem costuma pentear o cabelo durante o banho);
  • Pêlos de animais de estimação (que também são higienizados dentro do box);
  • Excesso de gordura no encanamento;
  • Restos de sabonete ou comida que se acumulam;
  • Tampinhas de shampoo, Gillette, xuxinhas de cabelo e outros itens que podem acabar caindo no encanamento caso o ralo esteja aberto o suficiente.

Um entupimento, nada mais é do que algo preso na tubulação, impedindo a passagem de água. Fazendo com que ela escoe devagar, ou volte à superfície.

Infelizmente, resolver esse problema não é tão simples assim. Primeiro, você precisará descobrir o motivo do entupimento e a gravidade dele, em alguns casos, precisará da ajuda de uma desentupidora profissional, já que o entupimento dos ralos pode desencadear em problemas maiores. Dentre eles estão:

  • Mau cheiro;
  • Inutilização do box, do vaso ou da pia (da cozinha ou do banheiro);
  • Vazamentos de água;
  • Infiltração na casa dos vizinhos.

Para evitar tamanha dor de cabeça, o ideal é manter a limpeza da casa em dia, despejar água fervendo nos ralos com frequência e utilizar um filtro para coar a sujeira das pias e só deixar passar para os canos, a água.

Mesmo com todos os cuidados o ralo entupiu? Saiba o que fazer

Mesmo tomando todos os cuidados diários para evitar que os ralos da sua casa entupam, algumas vezes são inevitáveis, principalmente em períodos de festas de fim de ano, quando você recebe uma quantidade maior de pessoas na sua casa. E nem todas essas pessoas possuem hábitos de higiene como os seus.

Nesses casos, com um pouco de descuido somado aos maus hábitos, o entupimento pode acontecer. Nesse momento você pode tentar resolver em casa, com as dicas que disponibilizamos a seguir ou chamar uma Desentupidora em São Paulo para resolver o problema.

Água fervendo + Soda Cáustica

Uma das formas mais simples de desentupir um ralo é utilizando soda cáustica e água fervendo.

Essa mistura será responsável por desobstruir a passagem da água entupida com gordura.

Para utilizá-la, basta jogar um pouco da soda no ralo, ferver uma jarra de água e jogar logo em seguida. Você pode também misturar um pouco de limão para deixar a pia com um cheiro mais agradável.

Não utilize a pia ou o chuveiro por pelo menos 30 minutos. O ideal é fazer isso antes de dormir e deixar a solução agindo ao longo da noite.

Bicarbonato de Sódio + Vinagre

Existe outra mistura bem simples de fazer que é jogar um copo de bicarbonato de sódio no ralo e abafar com um pano. Após uns 30 minutos, você jogará um copo de água fervendo, a água será responsável por diluir a sujeira, fazendo-a descer pelo cano mais rapidamente.

Logo após realizar esse procedimento, você deve jogar um copo de vinagre, que ao entrar em contato com o bicarbonato de sódio cria uma reação de efervescência desfazendo a gordura acumulada no cano. Depois basta jogar a água fervendo.

IMPORTANTE: antes de realizar esse procedimento, é de suma importância saber de que material o cano é feito. Já que alguns encanamentos são feitos para receber apenas água e pode rachar ou quebrar com facilidade com o contato com outras substâncias.

Arame ou Mangueira

Caso você tenha tentado as opções acima e não tenha tido os resultados desejados, está na hora de recorrer a um arame de longo alcance e uma mangueira.

Ao retirar a tampa do ralo, insira o material escolhido no cano abaixo. Quando não for mais possível avançar, isso quer dizer que o local do entupimento foi encontrado – ou que há uma mudança de direção do cano.

Se você optar por utilizar o arame, é preciso tomar cuidado para não furar o cano provocando assim um vazamento e criando uma problema maior. Porém, independente do material escolhido, ao chegar ao local do entupimento você deve girá-lo como se fosse uma broca para desfazer a obstrução.

Utilizando a mangueira, ainda é possível acionar a água para facilitar a descida dos materiais presos nos canos.

Desentupidor Manual

Se o problema for na pia do banheiro ou da cozinha, você pode utilizar o tradicional desentupidor manual para desobstruir a passagem de água. Na maioria dos casos, esse método simples funciona perfeitamente.

Conclusão

Você aprendeu neste artigo 4 formas de desentupir o ralo da sua casa. Caso nenhuma das opções citadas resolva o seu problema, está na hora de chamar profissionais qualificados para resolvê-lo. Ligue imediatamente para a sua desentupidora de confiança antes que esse problema se torne maior do que o necessário.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights