21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Quais são os maiores clássicos do futebol brasileiro?

- Publicidade -

O Brasil é conhecido não apenas por revelar alguns dos melhores jogadores da história do futebol como, também, por proporcionar clássicos calorosos e apaixonados. De norte a sul, existem confrontos capazes de parar uma cidade inteira e reunir milhares em frente à TV. Mas, afinal, quais são os maiores clássicos do futebol brasileiro? 

O que podemos considerar clássicos do futebol brasileiro?

Quando se fala em clássicos do futebol brasileiro, muitas discussões são geradas. Isso porque algumas pessoas levam em consideração somente a rivalidade entre times do mesmo estado; outras, apenas o confronto entre os arquirrivais; mas a verdade é que não para por aí.

Os maiores clássicos do futebol brasileiro são aqueles que envolvem duas grandes equipes que possuem uma história de confrontos ou duelos – ou se encaixam na questão regional. Sendo assim, nesta lista, você não irá ver somente dois times do mesmo estado, mas também do Brasil como um todo. Confira: 

Cruzeiro x Atlético Mineiro 

Começando pela parte regional, não há como negar que Cruzeiro x Atlético Mineiro protagonizam um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. A rivalidade entre as duas equipes se dá muito por conta do Campeonato Estadual, que desde sempre foi dominado pelas duas equipes.

No entanto, o confronto entre Galo e Raposa em outras competições, e as boas fases de ambas as equipes ao longo das décadas, também contribuíram para a áurea de clássicos. No retrospecto geral em jogos, o Atlético se dá melhor: 149 vitórias contra 126 vitórias do Cruzeiro. 

Internacional x Grêmio 

Os motivos que fazem Internacional x Grêmio serem um dos maiores clássicos do futebol brasileiro são relacionados à questão regional. Tratam-se de ambas equipes centenárias de Porto Alegre, as principais do Rio Grande do Sul, que por décadas dominam e monopolizam o Campeonato Gaúcho.

Em campo, o confronto também costuma ser um dos mais acalorados e pegados do Brasil. No retrospecto geral, os números são bem balanceados, mas com destaque para os colorados, que venceram 67 partidas contra 62 dos gremistas. 

São Paulo x Corinthians 

Em teoria, o maior rival do Corinthians é o Palmeiras. No entanto, outro clube vem protagonizando um dos maiores clássicos do futebol brasileiro contra o Timão ao longo dos últimos anos: o São Paulo

A rivalidade começou a se acirrar depois de 2003, quando o São Paulo emendou uma série de invencibilidade contra o Corinthians. Mais tarde, o Timão viria a fazer o mesmo com o tricolor paulista. O duelo de grandes elencos entre ambos fez com que o clássico se tornasse um dos melhores do país, principalmente em termos de futebol jogado. No retrospecto: 107 vitórias para o Corinthians e 92 vitórias para o São Paulo.

Flamengo x Vasco 

Outro jogaço que não poderia ficar de fora da lista de maiores clássicos do futebol brasileiro é Flamengo x Vasco. A rivalidade vai além da parte regional, já que as equipes dividem o protagonismo no Rio de Janeiro com Botafogo e Fluminense. Mas na década de 80 e 90, ambos os times tiveram elencos históricos e protagonizaram confrontos memoráveis que perduram até hoje.

No retrospecto, o Flamengo leva a melhor. São 133 vitórias do rubro-negro contra 104 do gigante da colina. 

Palmeiras x Corinthians 

E para finalizar, Palmeiras x Corinthians. A rivalidade entre as duas equipes se dá tanto por conta da questão regional, sendo os dois clubes mais antigos da cidade de São Paulo, quanto a nível nacional e internacional. Isso porque as equipes já decidiram título de Paulistão, Brasileirão, classificação na Libertadores e muito mais.

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro tem como maior vencedor, no retrospecto, o Palmeiras. Foram 116 vitórias da equipe alviverde contra 108 vitórias dos corintianos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights