25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Queimadas: Governo reconhece situação de emergência em 14 cidades de MS

- Publicidade -

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em 14 municípios de Mato Grosso do Sul, em razão das queimadas que atingem o Pantanal e o Cerrado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12).

Além disso, a decisão atual disponibiliza R$ 38 milhões para uso emergencial. A partir do status de emergência ou calamidade pública, os municípios podem solicitar recursos federais junto ao governo federal.

A situação de emergência já havia sido decretada pelo próprio governo estadual no dia 21 de julho. Os municípios são: Anastácio; Aquidauana; Bodoquena; Bonito; Corguinho; Corumbá; Coxim; Jardim; Ladário; Miranda; Porto Murtinho; Rio Negro; Rio Verde de Mato Grosso.

Em uma das regiões, uma cobra sucuri foi resgatada próximo ao fogo. Bombeiros, que atuavam na Operação Pantanal 2022, encontraram o animal enquanto controlavam o fogo na região.

De acordo com o secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, por meio do decreto de emergência ambiental, Mato Grosso do Sul suspendeu toda e qualquer autorização de queima no bioma.

“Diante desta situação o Governo tomou a decisão de fazer um decreto de emergência ambiental focado na questão dos incêndios florestais. Nós estamos com uma seca extrema. Também pelo nível dos rios que estão rapidamente baixando o bioma Pantanal e o aumento significativo de incêndios florestais”, destacou.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights