22.5 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

MS tem pior performance de internet fixa do Centro-Oeste em 2023, aponto premiação de Telecom

- Publicidade -

O Prêmio MelhorPlano.net 2024 é divulgado anualmente pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão. Na sexta edição da premiação foram revelados de forma inédita quais são os estados e capitais com melhor performance de banda larga em 2023, além de apontar os melhores provedores de internet do Brasil no período. A premiação mostrou que o Mato Grosso do Sul foi o estado com pior desempenho de banda larga do ano entre os estados da região Centro-Oeste com média de velocidade de download de 144,57 Mbps. No Brasil, a velocidade média no mesmo período foi de 173 Mbps.

Confira as posições de cada estado do Centro-Oeste a seguir:

            1º Goiás  — 186,83 Mbps

            2º Mato Grosso  — 184,65 Mbps

            3º Distrito Federal — 172,36 Mbps
            4º Mato Grosso do Sul — 144,57 Mbps

Ainda, Campo Grande foi classificada como a capital com a segunda pior performance em internet fixa entre as metrópoles da região, com velocidade média de 169,95 Mbps. Goiânia conquistou o primeiro lugar da lista com conexão média de 225,60 Mbps, seguida de Cuiabá (178,58 Mbps). Brasília (164,12 Mbps) ocupou o último lugar. Apesar dos índices inferiores em comparação às demais localidades do Centro-Oeste, as médias de velocidade registradas no MS e em Campo Grande são consideradas de boa qualidade para navegar online, assistir vídeos de alta qualidade e jogar partidas online.

A premiação apontou a DigitalNet como a melhor internet do Mato Grosso do Sul. Pela segunda vez consecutiva, a regional foi campeã nas categorias de Melhor Velocidade e Melhor Internet Gamer a nível estadual no MS. Já o quesito de Melhor Internet Móvel ficou, de forma inédita, com a TIM. O Mato Grosso do Sul não registrou vencedores para as categorias de Melhor Satisfação e Melhor Provedor este ano. No total, o Prêmio MelhorPlano.net 2024 indicou provedores vitoriosos em 64 municípios do MS.

Veja os provedores vencedores nas principais cidades do estado:

CidadeVelocidadeSatisfaçãoProvedorMóvelGamer
Campo GrandeTOPNET MSTOPNET MSTOPNET MSTIMTOPNET MS
DouradosMITAS INTERNETMITAS INTERNETMITAS INTERNETCLAROMITAS INTERNET
Três LagoasCLAROVIVOVIVO

É possível conferir os provedores premiados em cada município do estado através do buscador de cidades na página do Mato Grosso do Sul do Prêmio MelhorPlano.net 2024.

Metodologia

O Prêmio MelhorPlano.net 2024 é a maior e mais relevante premiação do Telecom do Brasil, considerando a base de dados da sua fundamentação. Só em testes de velocidade, ele teve 4 vezes mais dados que as demais premiações de Telecom.

Para esta edição, o estudo contou com 13.219.570 testes de velocidade de internet (considerando velocidades de download, upload e latência) registrados na plataforma do Minha Conexão de 01 janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023 no Brasil. Também foram consideradas 386.221 avaliações de satisfação coletadas em duas etapas: a primeira, durante o ano de 2023 no site do Minha Conexão após os usuários testaram a velocidade de internet; a segunda, na campanha de avaliação popular da premiação, que ocorreu entre 22 de dezembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024 no site do MelhorPlano.net.

A novidade desta edição é que o Prêmio MelhorPlano.net contou com um comitê consultivo de especialistas em Telecom e Tecnologia para avaliar a clareza, imparcialidade e transparência da metodologia da premiação. Os consultores participantes foram: Andrey Ribeiro Perez Nunes, especialista em regulação da Anatel; Jony Cruz, vice presidente da Abramulti; Katarina Bandeira, jornalista especialista em Tecnologia do Tecnoblog; Marcio Lino, especialista consultor em Telecom; Sérgio Vinícius, jornalista e editor no site 33Giga; e Yolanda Oliveira, analista de suporte de Telecomunicações na Globo.

Para participar do Prêmio MelhorPlano.net a nível municipal ou estadual, cada provedor deveria ter no mínimo 30 testes de velocidade realizados ao longo de 2023 e ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada. Para definir os vencedores nacionais, foram exigidos mais de 250 testes de velocidade e 3% da amostra de testes do Brasil.

Além disso, para serem considerados elegíveis a nível nacional ou estadual, foi exigido que os provedores apresentassem market share maior do que 3% no Brasil ou no estado em que concorriam, de acordo com a Anatel. Os municípios e provedores que não atenderam aos critérios e requisitos básicos para participação, de acordo com o estabelecido pela metodologia do Prêmio MelhorPlano.net, não foram contemplados na edição de 2024, mesmo que já tenham sido premiados em anos anteriores.

No que diz respeito às regiões, cada cidade precisou de pelo menos 30 testes de velocidade computados ao longo de 2023 para participar do prêmio. Tais medidas foram estabelecidas para gerar significância estatística para a pesquisa.

A equipe do MelhorPlano.net gerou algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs. Em seguida, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões em cada uma das cinco categorias da premiação. O resumo da metodologia pode ser acessado através da página do Prêmio MelhorPlano.net ou através do mídia kit do projeto.

Sobre o MelhorPlano.net

Fundado em 2015, o MelhorPlano.net é uma plataforma especializada na comparação imparcial e transparente de planos de telefonia e internet no Brasil. O site, que faz parte do grupo Méliuz (CASH3), ajuda os consumidores a tomarem decisões mais assertivas por meio de comparadores individuais e para famílias de serviços do tipo controle e pós-pago. Além disso, somos responsáveis pelo medidor de velocidade de internet Minha Conexão e pela plataforma de comparação de serviços financeiros Melhor Dinheiro. Anualmente mais de 30 milhões de pessoas são impactadas pelos sites.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights