22.5 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Três tipos de atividades que colaboram com a memória, foco e concentração

- Publicidade -

Falta de tempo para se fazer mais coisas costuma ser uma queixa bastante comum entre os brasileiros. Porém, muitas vezes isso é apenas um reflexo de nossa falta de foco e concentração em algumas tarefas. 

Segundo pesquisa da Eisenbahn e Datafolha, 46% da população brasileira sente que falta tempo para fazer o que gosta. E mais de 25% dessas pessoas asistem vídeos ou áudios de modo acelerado enquanto resolvem outras demandas cotidianas.

Quem nunca passou por uma situação em que esqueceu completamente de uma reunião? Ou ainda, passou o dia todo a tentar lembrar-se de algo importante? Isso sem contar, muitas vezes, na dificuldade de concentração. Começar dezenas de tarefas no dia e, no fim dele, não ter finalizado nenhuma.

Existem algumas atividades que podem ajudar na melhoria da memória, no foco e até mesmo na concentração diária necessária para finalizar as atividades necessárias. Vale a pena tirar um tempo para dar a devida atenção que nossa mente e corpo precisam, pois eles trabalham em conjunto. Hoje, você verá três atividades que podem fazer uma enorme diferença na melhoria desses aspectos.

Atividade física 

Está completamente enganado aquele que acredita que atividade física serve apenas para manter um corpo saudável. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, comprovou que a prática regular de exercícios aeróbicos contribui para o aumento do hipocampo, região do cérebro diretamente ligada à memória e aprendizagem. Esse benefício é proporcionado por atividades que elevam a frequência cardíaca e provocam a transpiração. Exercícios como corrida, caminhada e natação são ótimos aliados nesse quesito.

É importante ressaltar que os benefícios da atividade física podem ser sentidos por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, colaborando com a melhora do foco e memória.

Poker

Três tipos de atividades que colaboram com a memória, foco e concentração

Fonte: Pexels

Em 2010, o poker foi reconhecido como o esporte da mente pela International Mind Sports Association. Ao contrário do que se pensa, poker não envolve somente golpes de sorte. O jogo envolve habilidade e um alto nível de concentração, foco, controle emocional e tomada de decisões estratégicas. 

E para jogar poker, pode ser de forma física, entre amigos, ou online, com pessoas de qualquer parte do mundo. Quem jogue no WPT Global pode encontrar um dos jogos mais famosos do mundo, o Texas Holdem. Também é possível participar de torneios de poker que vão desde iniciantes a jogadores de alto nível. Alguns torneios diários mais comuns são Pot limit Omaha, No Limit Hold’em e Short Deck.

Xadrez

Três tipos de atividades que colaboram com a memória, foco e concentração

Fonte: Pexels

O xadrez também é conhecido como um dos esportes da mente. O jogo de tabuleiro permite a melhora da memória e ajuda no raciocínio. Além de estimular a criatividade, ele também colabora com o foco. De acordo com um documento apresentado pela ONU, o xadrez é uma atividade intelectual que contribui com a aprendizagem e memória.

Assim como o poker, não é preciso sair de casa para jogar xadrez. Basta encontrar opções online que permitem que os jogadores interajam entre si. Sem dúvidas, isso também ajuda na socialização.  Sempre que possível, o ideal é conseguir mesclar as atividades. Praticar exercícios físicos juntamente com algum esporte mental é o combo perfeito para melhorar memória, foco e concentração.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights