33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vasectomia não dói nem causa impotência

- Publicidade -

22/07/2012 16h00

Para evitar ter ou aumentar o número de filhos, muitos homens recorrem à vasectomia. A cirurgia é simples, sem dor e dura cerca de 40 minutos.

Diferente do que muita gente pensa, ela não causa impotência sexual, como explica o urologista do Hospital Federal de Ipanema no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde, Bruno Cançado: “Não altera em nada na verdade.

A potência é feita por nervos que passam por dentro do abdômen da pessoa, por dentro do organismo e a cirurgia é toda feita na bolsa escrotal, no popular saco.

Então não é um procedimento que atue na parte de ereção, nem nada disso, os nervos passam muito longe disso.”

Se o homem se arrepender, ele deve fazer a reversão em no máximo cinco anos depois da cirurgia para que volte a ser fértil.

Por isso, o urologista Bruno Cançado recomenda que se pense muito bem antes de fazer a vasectomia.

“Tem que se pensar que é um procedimento esterilizador definitivo. Muito embora a gente possa tentar reverter a vasectomia, nem sempre a gente tem sucesso nisso e a cirurgia de reversão é muito complicada, muito minuciosa, precisa de material de microcirurgia.”

O advogado Gilberto Biscaro conta que fez a vasectomia depois que teve o quarto filho aos 50 anos, no segundo casamento.

“Achei conveniente então que eu tomasse providências para que não viesse mais por questões de custo e até pela minha idade.

Não seria conveniente que eu continuasse tendo filhos indefinidamente sem saber qual é ainda a minha expectativa de vida, quais seriam os recursos que eu teria para dar uma boa qualidade de vida para as novas pessoas que viessem.”

Depois da cirurgia, é preciso esperar três meses para confirmar se a vasectomia deu certo ou não, e dessa forma evitar uma gravidez indesejada.
(Web Rádio Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights