23 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Enem tem segundo dia de provas com matemática, física, química e biologia

- Publicidade -

11/11/2018 08h07 – Por: Flávio Verão

Estudantes retomam neste domingo a segunda e última etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas deste fim de semana serão de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Para isso, terão cinco horas. O tempo de aplicação dos testes aumentou em relação ao ano passado, quando os alunos tiveram 4h30 para resolver as questões.

Pela primeira vez, este segundo dia do Enem terá 30 minutos a mais de duração – um alívio para os estudantes.

A mudança ocorre porque, na edição de 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos, no entanto, reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos. Assim, em 2018, o segundo dia de provas será mais longo.

No domingo passado, 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.

No Mato Grosso do Sul, mais de 20,3 mil candidatos não compareceram na prova passada. Em todo país, estiveram ausentes 1.374.430 milhões de pessoas. A avaliação incluía redação, linguagens e ciências humanas.

Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) atestam que no Estado 20.342 estiveram ausentes, um percentual de 28,1% com relação a quantidade de inscritos, de 72.393 mil. No ano passado, 33.413 dos 92.300 inscritos foram considerados ausentes no Estado, um percentual de 36,2%.

Serão 180 locais de provas distribuídos em 41 municípios do MS, com fechamento dos portões pontualmente às 12h, pelo horário local. Durante todo o dia, a Polícia Militar realizará uma operação especial para garantir a segurança e ordem nos locais de aplicação das provas. Também dará apoio ao Inep através do acompanhamento da empresa de Correios para a interiorização das provas.

As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos em um sistema do governo federal, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior e aceitas em 27 instituições de Portugal.

Enem tem segundo dia de provas com matemática, física, química e biologia

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights