23 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Candidatos a governador firmam pacto contra corrupção

- Publicidade -

Candidatos a governador firmam pacto contra corrupção na OAB/MS

João Alfredo, Júnior Mochi, Marcelo Bluma, Odilon de Oliveira e Reinaldo Azambuja participaram de encontro na Seccional MS da OAB

29/09/2018 07h01 – Por: Elvio Lopes

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Matio Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu, na manhã de ontem, durante a Sessão do Conselho, cinco dos seis candidatos a governador do Estado para apresentarem suas plataformas de governo e firmar um pacto com a sociedade sul-mato-grossense, elaborado pela Comissão de Acompanhamento das Eleições 2018 e diretoria da entidade para nortear a administração estadual nas áreas de cidadania, transparência, combate ao caixa dois, gestão, valorização da gestão participativa, meritocracia, responsabilidade fiscal e combate à corrupção.

Participaram do encontro os candidatos João Alfredo Danieze (Psol), Marcelo Bluma (PV), Odilon de Oliveira (PDT), Oswaldo Mochi Júnior (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que dispuseram de um tempo de até 10 minutos para exporem seus projetos e programas de governo para o mandato de 2019 a 2022. O candidato Humberto Amaducci (PT), tinha compromisso fora da Capital no horário do encontro e não compareceu à reunião.

JOÃO ALFREDO

O candidato João Alfredo Danieze, do Psol, reafirmou sua intenção de renunciar ao foro privilegiado e manter como principal projeto de seu governo a redução da desigualdade social, levando maiores investimentos na educação e recursos com melhor distribuição nos demais setores da administração pública, a começar pelos poderes, para os quais defende adequação no orçamento. “Alguns poderes têm orçamento muito maior do que precisam e vamos mudar isso”, destacou, ressaltando apoio à reforma agrária e mudanças no sistema político desenvolvido no Estado, afirmando que não deve ser injusto nem um balcão de negócios.

MARCELO BLUMA

O candidato do PV, Marcelo Bluma afirmou que pretende implantar uma ação conjunta com o Poder Judiciário para proporcionar maior celeridade na tramitação dos processos judiciais, reduzindo o tempo para se chegar aos resultados das decisões jurídicas. Ele também defendeu a transparência na gestão pública, criando um polo de turismo para garantir maior desenvolvimento do Estado e outro, de tecnologia da informação, com a criação de aplicativos e sistemas de informática para garantir maior desempenho desse setor. “Vamos realizar um grande debate para implantar nossas ações efetivas”, garantiu.

ODILON DE OLIVEIRA

O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, candidato do PDT, afirmou que pretende intensificar a regionalização da saúde e, na área de segurança pública, viabilizar um trabalho conjunto para combate ao crime organizado, principalmente na região de fronteira, além de garantir tolerância zero contra a corrupção. Ele também dissertou sobre a necessidade de geração de empregos, criando parcerias com a classe empresarial com incentivos sem “ações de terror contra empresários” e aplicar medidas que desestimulem a sonegação de impostos, resultando em desenvolvimento para o Estado.

OSWALDO MOCHI JR

O candidato do MDB, deputado estadual Oswaldo Mochi Júnior, o Júnior Mochi, anunciou que pretende realizar um diagnóstico da realidade sobre a administração estadual e instituir um plano emergencial dos primeiros 100 dias de governo para superar as dificuldades e defendeu o fortalecimento do controle social para evitar a ocorrência de corrupção e uma atenção especial para a infraestrutura e logística, que garantem geração de emprego e renda. Afirmando que o trânsito é responsável pela metade dos gastos públicos, ele destacou o cuidado com esse setor e a importância de um equilíbrio fiscal. “Não se pode gastar mais do que arrecada, o que inviabiliza um governo”, concluiu.

REINALDO AZAMBUJA

O candidato à reeleição, governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, defendeu as ações de seu mandato, citando avanços em cidadania e direitos humanos e destacou como importante a conquista de nota máxima com a transparência, lembrando que o governo cumpriu 70% das metas anunciadas no início de sua administração. Além das novas propostas, de dar continuidade a um programa desenvolvimentista, ele recordou os ajustes necessários para manter o teto de gastos e apontou a regionalização da saúde, os investimentos na segurança e crescimento do setor educacional como índices positivos de sua gestão e o Estado com o melhor salário de professor do País.

PACTO

Ao final das apresentações de suas propostas, os cinco candidatos assinaram um documento firmado com a sociedade, tanto de seus objetivos e metas em relação às questões de interesse da população, quanto de cumprir com o que foi pactuado.

O presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche voltou a ressaltar a importância de a entidade ouvir os candidatos e reafirmarem seus compromissos pela cidadania e contra a corrupção. “Uma audiência como esta só pode esclarecer mais a população sobre as propostas dos candidatos”, destacou.

Os candidatos Odilon de Oliveira, Reinaldo Azambuja, Júnior Mochi e João Alfredo participam de audiência na OAB/MS. (Foto: Gerson Walber)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights