22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

General Freitas deixa CMO e assume Coter

- Publicidade -

General Freitas deixa comando do CMO hoje e assume Coter

Novo comandante Militar do Oeste será o general de Exército Lourival Carvalho Silva, que já chefiou a 4ª Brigada Guaicurus em Dourados

20/08/2018 06h45 – Por: Elvio Lopes

O general de Exército José Luiz Dias Freitas, que assumiu o Comando Militar do Oeste (CMO) há um ano, transmite o cargo para o também general de Exército Lourival Carvalho Silva, em solenidade às 10h de segunda-feira, no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, no complexo da organização militar. O general Freitas vai assumir o Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília (DF).

O general Freitas, incorporado às fileiras do Exército em 1976, já serviu no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Ponta Porã e veio para o CMO de Curitiba (PR), onde comandava a 5ª Divisão do Exército.

NOVO COMANDANTE

O novo comandante Militar do Oeste, general Carvalho também é procedente de Curitiba, onde estava no comando da 5ª Divisão do Exército e já comandou, em Mato Grosso do Sul, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados.

Ele é natural de Paraguaçu Paulista (SP), oriundo da arma de Cavalaria e incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado Aspirante a Oficial em 12 de dezembro de 1981. Foi promovido ao posto general de Exército em 31 de julho de 2018.

HISTÓRICO DO CMO

O Comando Militar do Oeste surgiu a partir da criação, no então Estado de Mato Grosso em 1821, com outras denominações, como Inspeção Permanente da da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército.

Somente em 1985 foi denominado Comando Militar do Oeste, com abrangência nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

O CMO dispõe de organizações militares blindadas, mecanizadas, motorizadas e de fronteira, que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras e os princípios que o regem são: defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras e auxiliar a Defesa Civil, quando solicitado por autoridades competentes, no caso das cheias do Rio Aquidauana, naquele município, em fevereiro deste ano e em outras regiões do Estado.

General José Luiz Dias Freitas, que deixa o comando do CMO nesta segunda-feiraFOTO: ELVIO LOPES

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights