23 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

População lota avenida para assistir desfile dos 196 anos da Independência

- Publicidade -

Os músicos militares, que abriram a Parada da Indepência com hinos nacionais, também executam repertório eclético. Instituições de ensino chegam com fanfarras, ritmos e evoluções

07/09/2018 08h21 – Por: Maria Lucia Tolouei

fotos – Cido Costa/DouradosAgora

O Exército Brasileiro abriu o desfile dos 196 anos da Independência do Brasil, na Avenida Marcelino Pires onde foi montado o palanque em Dourados. O movimento começou antes das 6h, com a instalação dos ambulantes, chegada dos estudantes, integrantes de várias entidades e forças policiais que participam da Parada de 7 de Setembro.

O tempo bom, “céu de brigadeiro” e o feriadão ajudam a lotar o centro de Dourados onde estão milhares de adultos e crianças.

A comitiva do Exército desfilou pela avenida, sob aplausos, levando armas, veículos, bandeiras, pelotões de homens e mulheres, a Brigada Guaicurus de Cavalaria Mecanizada e militares da Reserva que serviram durante a 2ª Guerra Mundial, entre outros.

A Banda da 4ª Brigada embala o desfile cívico-militar, passando pelo palanque onde estão a prefeita Délia Razuk, a presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Daniela Hall, entre outras autoridades civis, militares e convidados.

Os músicos militares, que abriram a Parada da Indepência com hinos nacionais, também executam repertório eclético que inclui músicas populares como o tema do filme “Rocky, um Lutador” (1976). O público está ovacionando as apresentações. O DouradosAgora está na Avenida, registrando a movimentação.

Na sequência, desfilam outras Forças, como Bombeiros Militar do 2º GBM, Guarda Municipal, e demais órgãos de segurança, além de atores em projetos sociais como o Florestinha, a equipe de socorristas e os veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Instituições de ensino chegam com as fanfarras, ritmos e evoluções.

Em Dourados, a programação começou no início da semana com desfiles de escolas nos distritos e finaliza oficialmente às 10h30 com a extinção da Chama da Pátria, na Praça Antônio João.

Na Capital, a Independência leva mais de cinco mil integrantes de instituições, escolas, associações, Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública para desfilar na Rua 13 de Maio, após o acendimento da Chama da Pátria.

A Força Terrestre, representada pelo Comando Militar do Oeste, conta com grupamentos escolares de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola Preparatória de Cadetes e do Colégio Militar de Campo Grande. Desfilam ainda ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e representantes das Organizações Militares do CMO, totalizando mais de 2 mil militares.

O desfile motorizado inclui 41 viaturas com destaque para o carro de combate M-60A3TTS de cerca de 52 toneladas e a viatura blindada de transporte de pessoal Guarani, a mais moderna do Exército.

Participam, o comandante militar do Oeste, general de Exército Lourival Carvalho Silva, entre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de grande público que se alojou nas arquibancadas e calçadas para assistir o espetáculo.

O Grito dos Excluídos tem como tem como tema, nesta edição, o protagonismo e a construção de uma sociedade mais democrática.

(Com informações de Elvio Lopes, da Capital)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights