21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Em MS, 16 municípios não alcançam meta e prorrogam vacinação até dia 14

- Publicidade -

Capital, Dourados e outras 14 cidades que não atingiram a meta continuam vacinando crianças até 14 de setembro

05/09/2018 07h01 – Por DouradosAgora

A campanha de imunização contra a paralisia e sarampo em Mato Grosso do Sul cobriu 93% do público infantil, mas 16 dos 79 municípios, incluindo a Capital, não atingiram a meta e devem seguir com a vacinação até o dia 14 de setembro, conforme portaria do Ministério da Saúde.

Além de Campo Grande e Dourados, os outros municípios que prorrogaram a campanha são: Água Clara, Anastácio, Aquidauana, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Jaraguari, Jateí, Naviraí, Nioaque, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo e Terenos.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 257.700 doses da vacina contra a pólio e 206.010 da Tríplice Viral. As doses já foram entregues para todas as regionais e para Campo Grande. Também foram disponibilizadas seringas e agulhas para a vacina tríplice viral num percentual de 100% da população de cada município. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil e evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite. Em 2017, Mato Grosso do Sul conseguiu 88% de cobertura vacinal.

Alerta para Sarampo

Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no País; 6.975 estão sob investigação. Conforme o Ministério da Saúde, o genótipo do vírus que está circulando aqui é o mesmo da Venezuela, que enfrenta surto desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará. Até agora, foram confirmados sete mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 no Amazonas, todos brasileiros.

Vacina HPV

O Ministério da Saúde lançou ontem a Campanha Publicitária para a Vacinação do Adolescente contra o HPV. A expectativa é de vacinar 9,7 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos. Segundo as autoridades, a vacina HPV protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.

“É importante alertar que cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

O projeto POP-Brasil aponta que a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. Os pesquisadores entrevistaram 7.586 pessoas nas capitais e 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis.

Vacinação segue em Dourados até sexta da próxima semana, dia 14 - foto: Marcos Ribeiro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights