27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Agência da ONU lança guia para diagnóstico e tratamento da doença de Chagas

- Publicidade -

10/01/2019 18h12 – Por ONU

Em 21 países das Américas nos quais a doença de Chagas é endêmica, cerca de 65 milhões de pessoas correm risco de contrair a enfermidade.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que essa infecção parasitária seja responsável pela morte de 12 mil indivíduos por ano na região.

Para melhorar a detecção e o manejo clínico da patologia, a instituição publicou um novo guia para o diagnóstico e o tratamento da doença de Chagas, por enquanto disponível apenas em espanhol.

A doença de Chaga

ou tripanossomíase americana — é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e pode ser transmitida por meio de insetos, transfusões de sangue, de mãe para filho durante a gestação ou parto e por alimentos. Mais de 6 milhões de pessoas nas Américas vivem com Chagas. A maioria não sabe que está infectada.

Estima-se que, a cada ano, ocorram 28 mil novos casos da enfermidade por transmissão vetorial e outros 8 mil por transmissão congênita.

Todas essas características fazem da doença de Chagas uma patologia regional com impacto negativo na saúde pública e com potencial de dispersão para outros continentes por transmissão congênita e sanguínea.

No entanto, os profissionais de saúde das Américas continuam trabalhando com poucas informações sobre a doença e com capacitação mínima.

O guia da OPAS visa a fortalecer as habilidades das equipes para diagnosticar e combater a doença de forma oportuna e adequada, incluindo o manejo clínico integral.

A nova publicação procura preencher lacunas, indicando procedimentos mais claros e padronizados para melhorar o atendimento e o tratamento para cada pessoa infectada. O objetivo final é melhorar a saúde entre pacientes, suas famílias e comunidades.

O documento foi desenvolvido por especialistas renomados e é baseado em evidências avaliadas com a metodologia GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation), fornecendo uma síntese de dados científicos atualmente conhecidos e publicados sobre o assunto.

Espécimes mortos do “barbeiro”, inseto e vetor da doença de Chagas nas Américas. Foto: OPAS/OMS/Ary Rogerio Silva

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights