25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cineclube UFGD prossegue com programação de filmes sobre Educação

- Publicidade -

Cineclube UFGD prossegue com programação de filmes sobre Educação

A sessão é aberta ao público

13/09/2018 10h52 – DouradosAgora

O filme francês Quando tudo começa (1999), de Bertrand Tavernier, será exibido às 17h deste sábado (15), no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O debate será mediado pelo professor Alcimar Silva de Queiroz, da Faculdade de Educação da UFGD e coordenador do projeto de extensão Educação pelo Cinema, que está como parceiro da programação de setembro do Cineclube.

Ainda este mês serão apresentados os filmes: Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1999), dia 22 e; Entre os muros da escola (Laurent Cantet, 2008), dia 29. também acontecerá debate para a sessão do dia 29. Vale a pena explicar que na primeira sessão de setembro, que ocorreu no dia 1º, a previsão é de que já fosse exibido o filme Quando tudo começa. No entanto, por problemas na obtenção da mídia, a programação foi alterada e o filme exibido foi Capitão Fantástico (Matt Ross, 2016) que também estava no planejamento deste mês. É por isso que Quando tudo começa será apresentado neste dia 15.

Quando tudo começa focaliza a história do professor Daniel Lefebvre (Philippe Torreton), que ensina crianças em Hernaing, uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.

Depois de um trágico incidente na escola, Lefebvre decide comandar uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais, que farão de tudo para colocar o professor na linha.

A sessão é aberta ao público e todos os interessados podem participar.

Cineclube UFGD prossegue com programação de filmes sobre Educação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights