22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Greve começa com protesto de professores na prefeitura

- Publicidade -

17/08/2018 13h05 – Por: Flávio Verão

A greve na rede municipal de ensino de Dourados começou nesta sexta-feira (17)com manifesto dos educadores em frente a Prefeitura. O Sindicato da categoria, Simted, estima que aproximadamente 70% dos educadores das 45 escolas e 38 Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) aderiram a paralisação por tempo indeterminado.

Assim como em greve anteriores, algumas escolas optam por receber os alunos nos primeiros dias de paralisação. Nos Ceims, onde concentram grande parte de professores recém empossados em concurso e em estágio probatório e que ainda possuem educadores contratados, devem ser as unidades que menos devem aderir ao movimento, pois os profissionais temem retaliações, como perda de emprego.

Com cartazes e carro de som, os educadores (professores e equipe do administrativo) se concentraram no pátio de entrada da prefeitura no período da manhã. Eles foram recebidos pelo secretário de educação, Upiran Jorge Gonçalves, que conversou com a categoria, porém sem consenso para pôr fim a greve.

Por se tratar do primeiro dia de paralisação, o Simted não teve acesso ao quantitativo de escolas que chegaram a fechar as portas ou que abriram com quantitativo de educadores reduzidos. Mas a estimativa do presidente do Sindicato, Juliano Mazzini, é de que pode chegar próximo a 70% o número escolas fechadas.

Os educadores cobram da Prefeitura de Dourados o cumprimento do Piso Municipal dos anos de 2017 e 2018, com reposições de 7,64% e 6,81% respectivamente. A categoria deliberou que os administrativos da educação também sejam contemplados com os mesmos percentuais do magistério. A prefeitura diz que não pode atender os administrativos, por questões financeiras e que abriria precedente para que administrativos de outras secretarias municipais exijam novo percentual.

Todo o funcionalismo municipal teve reajuste de 2,68% no mês de junho. Para atingir o índice da reposição do Piso Municipal de 2018, seria necessária uma reposição de 4,13%. No dia 18 de junho, os secretários municipais de Educação e Governo encaminharam ofício ao Simted informando que o valor seria pago ao magistério na folha de julho, compromisso que não foi cumprido até o momento.

Dezenas de professores participaram de protesto na prefeituraFotos: Simted

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights