21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Projeto Horta com Pneus é lançado em escola do campo

- Publicidade -

18/04/2019 07h00 – Por: Da redação

A escola municipal Doutor Camilo Hermelindo da Silva, localizada na Linha do Barreirinho, distrito de Indápolis, foi palco do lançamento do projeto ‘Horta com Pneus nas Escolas’, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), em parceria com a Secretaria de Educação.

O projeto que une ações para alimentação saudável e a sustentabilidade é uma ferramenta do Imam que foi acionada por uma merendeira da escola, responsável por alavancar a horta da instituição. Sandra Martins de Brito Carvalho, merendeira há 11 anos, é a responsável por colocar em prática o projeto que tem como principal fomentador o Imam.

O Instituto capacitou a comunidade escolar no manejo da horta e por disponibilizar pneus inservíveis, oriundo do ecoponto da Prefeitura, para a utilização na composição dos canteiros. “Além disso, o Imam disponibilizou mudas para a horta e para o pomar que deve ser cultivado na escola. Tudo contribuindo para a manutenção de uma consciência ambiental, de reaproveitamento de materiais e de cultivo orgânico”, destacou o diretor do Imam, Fabiano Costa.

A merendeira Sandra destaca todo o apoio recebido pelo Imam e a abertura que teve da direção da escola para colocar em prática o projeto. “A parceria com o Imam vem de longa data e eu sabia que podia contar com eles. Além disso, a diretora [Ana Maria Narciso] sempre me deu o apoio e a liberdade para trabalhar nesta questão da alimentação, uma vez que tenho a formação necessária com curso técnico em alimentação e a ação é inerente a minha função”, disse.

Sandra explica que o suporte do Imam e a participação da comunidade escolar foi fundamental no aprendizado das crianças, mas foi além, com a troca de experiências que ocorreu também com os pais dos alunos. “Os pais e os alunos também doaram mudas e sementes, mas foi no manejo da horta que se viu a oportunidade de ter este tipo de espaço em casa. Por mais que a escola esteja em uma área rural, nem todos têm horta em casa”, disse Sandra, comemorando a abrangência da ação.

A coordenadora das Escolas do Campo, Angelita Barros, destacou a importância da reciclagem dos pneus, já muito utilizados nas escolas para confecção de brinquedos, agora nas hortas, como pequenos canteiros. “Não há limites para o conhecimento quando agregamos componentes de vários segmentos. Aqui, a reciclagem aliada ao cultivo de plantas que gera alimentação saudável. As crianças vivem um momento de realização e crescimento muito grande”, comemorou, lembrando os projetos semelhantes que já acontecem como o ‘Pomar nas Escolas’ e ‘Horta nas Escolas’.

Projeto que incentiva o cultivo de horta orgânica em escola municipal foi lançado nesta quarta, no distrito de IndápolisFoto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights