23.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Semana da Prematuridade tem palestra, minicurso e diálogo

- Publicidade -

Semana da Prematuridade tem palestra, minicurso e roda de conversa com mães no HU-UFGD

06/11/2018 09h02 – Da redação

Teve em início nesta segunda-feira (5) a Semana da Prematuridade no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). A programação se estende até quarta-feira (7), e inclui palestra, ensaio fotográfico com os bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Cuidados Intermediários (UTI e UCI Neonatal) e minicurso sobre reanimação neonatal dirigido aos profissionais da assistência.

O ensaio fotográfico é um trabalho voluntário, realizado, este ano, pelas fotógrafas Geovana D’Ávila Bassan Giordani e Carla Adriana Hartmann Pereira. As fotografias produzidas serão entregues quarta-feira (7) às mães que acompanham os bebês internados, durante a Roda de Conversa que tradicionalmente marca a Semana da Prematuridade do HU-UFGD.

O encerramento da programação terá a participação da equipe de voluntariado que integra o projeto Estética do Coração, conduzido pela Clínica Valéria Guerra. Mensalmente, o projeto traz atendimento às mães das crianças internadas, mas nesta edição será dirigido à equipe que trabalha na assistência aos bebês prematuros (UCI, UTI Neonatal e Banco de Leite Humano).

Novembro Roxo

O Novembro Roxo surgiu a partir da definição do dia 17 de novembro como o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, já que um em cada dez bebês é prematuro em todo o mundo. A data foi escolhida para homenagear o nascimento da filha de um dos fundadores da Fundação Europeia para o Cuidado da Criança Prematura, da sigla em inglês EFCNI. No mesmo ano, a organização estadunidense de caridade March of Dimes escolheu o dia 17 para conscientização do tema.

A cor roxa é usada como símbolo por representar sensibilidade e individualidade, características peculiares aos bebês prematuros. Também simboliza a transmutação, ou seja, a arte de transformar algo em outra coisa, como dor em amor, fé e força.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 12,4% (344 mil) dos pouco mais de 2,9 milhões de nascimentos no Brasil são prematuros. Ou seja, nascem 931 prematuros por dia, o equivalente a 40 por hora. O índice brasileiro é o dobro de países europeus, por exemplo. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores do parto prematuro no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, o site www.prematuridade.com, mantido pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, reúne diversas informações e ações interessantes sobre o tema, além de histórias reais de famílias que passaram pela situação.

Semana da Prematuridade tem palestra, minicurso e diálogo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights