21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Semsur fará restauração ecológica de áreas ocupadas por leucenas em parque

- Publicidade -

Semsur fará restauração ecológica de áreas ocupadas por leucenas no Parque Arnulpho Fioravanti

14/11/2019 11h40 – Da redação

Técnicos do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) elaboraram um projeto para remoção da leucena, espécie exótica invasora que ocorre dentro do Parque Arnulpho Fioravanti.

A leucena, Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit, é uma espécie arbórea-arbustiva perene originária da América Central, de crescimento rápido, que produz elevada quantidade de sementes, boa capacidade de germinação e facilidade de rebrota, sendo muito adaptada a ambientes secos.

Essa capacidade de adaptação fez da leucena um problema ambiental, pois devido à ocupação rápida e agressiva, além da liberação de uma substância química com efeito alelopático, essa espécie impede o crescimento e desenvolvimento de árvores nativas de ocorrência na região.

A importância do manejo das áreas verdes urbanas a fim de substituir a leucena por espécies nativas tem a finalidade de equilibrar e manter a biodiversidade local, fornecer abrigo e alimento para a fauna entre outros benefícios.
A Semsur será responsável pela execução e manutenção do projeto, que visa à restauração ecológica de três fragmentos de leucenas, totalizando 1,88 hectares.

Para a restauração da área, será necessário realizar a remoção das leucenas, a limpeza da área, a eliminação dos restos vegetais e sementes da leucena, o preparo da área, plantio e as manutenções periódicas. Para isso, serão utilizadas mais de 1.900 mudas divididas entre espécies nativas pioneiras e secundárias iniciais (de rápido crescimento) e espécies nativas secundárias tardias e climácicas (de crescimento mais lento e ciclo de vida longo).

A execução e manutenção do projeto está estimada para 5 anos, a fim de garantir a máxima restauração ecológica do local.

O projeto foi apresentado e aprovado no Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e tem a ciência do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Semsur fará restauração ecológica de áreas ocupadas por leucenas em parque

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights