24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Setembro Amarelo leva ações pela vida e prevenção ao suicídio para escolas

- Publicidade -

Palestras acontecem dias 20, 21, 25, 26 e 28 de setembro no Caic, Weimar Torres, Etalivio Penzo, Clarice e Elza Farias

19/09/2018 06h34 – Por: Maria Lucia Tolouei

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) investe em projeto com ênfase no Programa Setembro Amarelo e agora as ações chegam às escolas de Dourados. O objetivo é salvar vidas através da informação e diálogo sobre o suicídio, que ainda é um tabu.

De acordo a coordenadora do Núcleo Social e Psicopedagógico da Semed, Roselia Vera Barros, é essencial que a família esteja atenta à mudança de comportamento dos filhos, bem como às publicações em redes sociais, com foco nos diálogos que sugerem despedida, entre outros sinais de alerta.

Neste mês dedicado à valorização da vida, a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo Psicopedagógico, abriu a campanha na sede da OAB Dourados, onde reuniu educadores com a participação da psicóloga e conselheira Regional de Psicologia, Rosemeire Pereira Souza Martins, que abordou a temática.

A programação ganhou força durante intervenções na Praça Antônio João, semana passada, com apoio de parceiros como a Guarda Municipal e estudantes de Psicologia da Anhanguera e Unigran, entre outros.

A partir de agora, a equipe técnica do Núcleo Social e Psicopedagógico ministrará palestras, dias 20, 21, 25, 26 e 28 de setembro, nas escolas Caic, Weimar Torres, Etalivio Penzo, Clarice Bastos Rosa e Elza Farias. Mais adiante, a programação prossegue em outras unidades educacionais. As atividades contam com a gestão da diretora Mariolinda Rosa Romera Ferraz, da Coordenação Administrativa e Pedagógica da Semed.

A equipe do Núcleo Social e Psicopedagógico estará nestas unidades, no período matutino, para prestar atendimentos a toda comunidade escolar, incluindo pais, mães e responsáveis pelos estudantes.
Os organizadores enfatizam que o papel da família neste contexto da prevenção ao suicídio é reconhecer a importância da presença, da acolhida, do diálogo, apoio e amor dedicados aos filhos.

Rede de Apoio

A rede de apoio disponibiliza vários números de telefones para atender pessoas que precisam de ajuda, a qualquer hora do dia e da noite.

Interessados em conversar podem contatar o centro de valorização à vida (CVV), pelo 188. A ligação é gratuita. Outras instituições também dão suporte ao atendimento, como a Policia Militar (190), Bombeiros Militar (193), Unigran (3411-4268) e Anhanguera (3416-8160), Núcleo Social e Psicopedagógico (Semed) 98468-8201.

Setembro Amarelo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas ao redor do mundo. É a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, em nível internacional; a primeira é a violência.

Educadores estão empenhados em ações pela vida e para prevenção ao suicídio entre crianças e jovensfoto - divulgação

Educação mobilizada em torno de ações no meio escolarfoto - divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights