27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Tudo é Providência Divina? Palestra debaterá a visão espírita desse processo

- Publicidade -

04/05/2018 19h39 – Por: Vozes Espíritas

Às 19h30 deste sábado (5 de maio), o professor Cleidson Omido estará no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Dourados, para ministrar a palestra “A Providência Divina”. A partir das citações evangélicas sobre o tema, o objetivo do evento é promover a reflexão sobre como ocorre esse processo na visão espírita.

Cleidson Omido é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e atua na Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS) como coordenador do estudo da Revista Espírita da FEMS e como assessor da Área de Estudo do Espiritismo da entidade, além de ser monitor de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE).

Sua palestra trará aspectos religiosos e filosóficos sobre o tema e tem a intenção de realizar a reflexão sobre a seguinte pergunta: Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos? (Questão 132 do Livro dos Espíritos). Nesse sentido, Cleidson Omido explica que a infelizmente, quando alguém reencarna, fica iludido na matéria e perde tempo e energia em busca de “tesouros que as traças corroem e os ladrões roubam”, no dizer do evangelista Mateus.

Em que consiste a Providência Divina? Cleidson Omido esclarece que a Providência Divina é a ação de Deus para que se possa atingir a finalidade da encarnação. “Na maioria das vezes nos comportamos como crianças mimadas no supermercado solicitando pedidos egoístas e fazendo birra quando não somos atendidos. Afirma-nos Jesus: ‘qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?’ “, responde Cleidson, citando Mateus 7:9-11.

No entanto, o palestrante alerta que nem tudo o que acontece é Providência Divina. “O homem tem o livre-arbítrio e se afasta das leis, gerando o mal. Esclarece-nos Emmanuel: O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comunidade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais do que em Deus, o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa mesma lei, efetuando, desse modo, uma intervenção indébita na harmonia divina. Eis o mal. Urge recompor os elos sagrados dessa harmonia sublime. Eis o resgate”, pondera.

Todos os interessados por essa temática podem participar da palestra que é uma realização da União Regional Espírita de Dourados (URE – Dourados) em parceria com a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS). O Centro Espírita Bezerra de Menezes fica na Av. Weimar Gonçalves Torres, 195, Jardim Clímax.

Cleidson Omido será o palestrante

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights