21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

ONU alerta para ‘ressaca’ de plástico descartável no Natal e Ano Novo

- Publicidade -

22/12/2018 07h00 – Por ONU

Nós todos já passamos por isso. Largados no sofá, lamentando aqueles chocolates a mais, estufados e sentindo um leve enjoo.

Mas nós demos duro, trabalhamos tanto ao longo de todo o ano.

A gente merece relaxar nas festas de fim de ano, não é? Em janeiro, a gente volta para a academia, volta para a dieta, volta para uma vida regrada. Não vai fazer mal.

Mas se a sua ressaca do Natal e Ano Novo tiver envolvido muito consumo de plástico, lamentamos informar que vai demorar bem mais do que uma corridinha no dia 1º de janeiro para se livrar do problema (embora a coleta de lixo e corridas ecológicas para recolher plástico funcionem como paliativos).

As festas de fim de ano, em todos os lugares e de todas as formas que são celebradas, são tradicionalmente aquela ocasião em que é permitido cair na tentação.

Mas existe um impulso — usar plástico desnecessário — ao qual todos nós deveríamos resistir, porque se não fizermos isso, poderemos estar condenando o planeta a uma dor de cabeça duradoura e tóxica.

A boa nova é que é fácil e divertido cortar os plásticos descartáveis dos seus planos de Natal e Ano Novo. Saiba como na lista de ideias preparadas pela ONU Meio Ambiente:

Evite embrulhos e embalagens de presente que sejam brilhantes ou reluzentes, pois esses materiais frequentemente não podem ser reciclados.

Em vez disso, confeccione o seu próprio papel de embrulho, decorando papel reciclado com fitas de pano ou usando tecidos vibrantes.

Lembre-se: fita adesiva e etiquetas brilhantes deixam o papel de embrulho quase impossível de reciclar. Portanto, encontre alternativas. Se você tem que usar algo brilhante, procure materiais biodegradáveis.

Não use copos nem talheres de plástico nas festas.

Em vez disso, converse com amigos e familiares (afinal, as festas têm tudo a ver com isso, não é?) e peça emprestado o que precisar.

Evite embalagens plásticas desnecessárias ao sair para comprar a comida das celebrações. Compre vegetais e frutas “soltos” (sem sacos plásticos) e leve seus próprios recipientes e bolsas reutilizáveis para o caixa.

Não se esqueça de levar sacolas reutilizáveis também quando for comprar presentes.

Não se sinta obrigado a comprar novos itens de decoração. Reutilize os antigos ou divirta-se redecorando aquela guirlanda com materiais biodegradáveis.

Também é possível fazer novos enfeites com papel.

Dê presentes para um estilo de vida sustentável. Canecas de café ou garras d’água reutilizáveis podem ser bem chiques e estão na moda, agora que o custo da poluição plástica está se tornando cada vez mais evidente.

Recicle tudo que puder e confira as indicações de descarte nas embalagens antes de jogar o lixo fora.
Se você tiver outras ideias para passar o Natal e o Ano Novo livre dos plásticos, compartilhe nas suas redes sociais para inspirar outras pessoas.

Talvez você ache que a ONU está sendo exagerada. Afinal, que mal pode fazer alguns dias enfiando o pé no plástico? Especialmente se nós voltarmos aos nossos bons hábitos em janeiro?

Bem, os números falam sozinhos: estima-se que, apenas na Grã-Bretanha, em torno de 177 milhões de canudos e 122 milhões de copos plásticos serão usados nesse Natal.

Outras 200 milhões de folhas de papel de embrulho deverão ir para o lixo depois das festividades.

De acordo com a empresa de gestão de resíduos Biffa, no período das festas, a Grã-Bretanha produz 30% mais lixo do que o usual, despejando mais de 100 milhões de sacolas de detritos em aterros.

É um número chocante, e parte desse lixo vai definitivamente engrossar as 8 milhões de toneladas de plástico que são lançadas a cada ano nos nossos oceanos — o equivalente a um caminhão de lixo por minuto descartando a sua carga nos mares.

Se quisermos que essa maré tóxica vire, garantindo a preservação dos oceanos e da vida marinha para as gerações futuras, não podemos baixar a guarda. Nem mesmo no Natal e Ano Novo.

Neste ano, vamos usar as festas para revigorar o nosso planeta e dar um bolo no plástico desnecessário. Esse é um presente que vai durar por anos.

Enfiar o pé no plástico pode ter consequências tóxicas e duradouras para o planeta. Foto: ONU Meio Ambiente

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights