33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Anatel e Aneel aprovam resolução sobre compartilhamento de postes

- Publicidade -

20/12/2014 12h44

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (16) a resolução que disciplina o compartilhamento dos postes entre as distribuidoras de energia elétrica e as operadoras de telecomunicações. O texto conjunto já tinha sido aprovado na semana passada pela Anatel.

As principais medidas são a fixação do valor de R$ 3,19 como referência para negociação entre as empresas e a criação de regras para a ocupação das estruturas.

O objetivo é facilitar a competição entre as empresas de telecom e combater a ocupação desordenada dos postes.

Serviços como telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura utilizam os postes para chegar à casa dos consumidores.

O diretor de Banda Larga do MiniCom, Artur Coimbra, afirma que a queda dos preços de aluguel, que chegam em alguns locais a R$ 15 por poste, incentiva a entrada novas empresas.

“A gente espera que, a partir de agora, uma rápida expansão dos provedores, especialmente os médios e os pequenos nas cidades de menor porte, que são onde eles atuam fortemente.

Havendo mais facilidade de acessar o poste, tende a haver redução de preço, competição e melhoria da qualidade do serviço”, afirma.

Coimbra observa que a resolução também beneficia os grandes centros urbanos. “A ocupação desordenada gera problemas de poluição visual e risco de queda dos postes.

Essa resolução estabelece prazos e metas para regularizar a ocupação dos postes e trazer mais segurança ao cidadão”, diz.

As novas regras foram discutidas por meio de consulta pública e a realização de duas audiências abertas em Brasília/DF e São Paulo/SP. Foram mais de 300 contribuições recebidas pelas duas agências reguladoras.
(Ministério das Comunicações)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights