33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Medidas simples podem evitar acidentes de trabalho

- Publicidade -

20/08/2014 16h00

Você trabalha contratado pelo regime CLT? Trabalha por conta própria ou é servidor público? Cooperativados, estagiários, aprendizes, desempregados, aposentados e até mesmo pequenos empregadores podem apresentar problemas de saúde provocados pelo trabalho que exercem ou exerceram.

O Brasil gasta cerca de 70 bilhões de reais com os mais de 700 mil acidentes de trabalho que acontecem em média por ano.

Desde a falta de equipamentos de proteção a movimentos repetitivos ou até mesmo exposição a situações de estresse são causas de acidentes e doenças que podem ser desenvolvidas durante a rotina dos profissionais das mais diversas áreas.

São fraturas, inflamações musculares, amputações entre outros tipos de problemas de saúde que acometem os profissionais.

O Sistema Único de Saúde tem a atribuição de cuidar da saúde de todos os trabalhadores e desenvolver ações de promoção, proteção e vigilância à saúde e de assistência, incluindo a reabilitação dos acometidos.

Cabe às empresas preparar o ambiente de trabalho para receber este profissional de forma segura e manter sua integridade física e mental.

Os maquinários devem ser constantemente checados e renovados, as mobílias devem ser adequadas ao tipo e tempo de trabalho, além do controle das cobranças e níveis de estresse.

Da mesma forma, o trabalhador deve utilizar os equipamentos de proteção de forma adequada, manter o ambiente organizado para evitar imprevistos e apontar necessidades de melhorias.

O número de microempreendedores individuais, pessoas legalizadas que trabalham por conta própria, no Brasil vem crescendo a cada dia.

De acordo com a REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, atualmente mais de 4 milhões de empreendedores estão registrados no país.

Produção de salgados e biscoitos, manicure, confecção de roupas e até mesmo a indústria automobilística podem fazer parte do leque de atividades desenvolvidas por esse profissional.

Com o aumento desses empresários, é importante que a população esteja atenta aos riscos de acidentes de trabalho, tendo em vista que, na maioria das vezes, as atividades são desenvolvidas em um ambiente de menor porte e, consequentemente, menos estruturado.

Também são considerados como acidentes do trabalho acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado.

Seja o profissional formal ou informal, ele deve procurar o atendimento de saúde quando sofrer acidente de trabalho ou quando for acometido no exercício de suas atividades.
(Blog da Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights