27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Programa Farmácia Popular contribui no combate a doenças crônicas

- Publicidade -

31/07/2014 08h42

e acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2014, divulgado nesta semana pelo PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a expectativa de vida no Brasil passou de 63 anos de idade em 1980 para 74 anos em 2013.

Segundo o Ministério da Saúde, vários fatores contribuíram para esse aumento, entre eles o acesso gratuito a medicamentos pelo programa Farmácia Popular.

Para o coordenador Nacional do Programa Farmácia Popular, Marco Aurélio Pereira, o programa é estratégico no combate a doenças como hipertensão, asma e diabetes.

“O programa Farmácia Popular é uma alternativa de acesso que tem dado muito certo no que diz respeito a ser estratégico no combate de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e asma, e traz uma possibilidade de ampliação da ação do ministério”, explica.

A dona de casa Cleusa Lago, de 59 anos, retira na farmácia popular um medicamento para tratar a hipertensão. Cleusa conta que o acesso gratuito ao remédio faz a diferença no orçamento da família. “Para mim me ajuda muito.

Eu acho que ajuda para muita gente que não tem condição de comprar, com certeza. Porque meu marido também ganha pouquinho e eu praticamente não trabalho mais. Então, esse dinheiro vai para pagar conta mesmo. Conta de água, conta de luz, essas coisas assim”, relata.

Mais de 113 itens entre medicamentos e produtos de saúde são oferecidos pelo Programa Farmácia Popular. Desde 2011, mais de 26 milhões de pessoas já foram beneficiadas com medicamentos gratuitos e produtos com até 90% de desconto na compra. Mais informações no site: www.saude.gov.br. (Rádio Web)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights