33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão aprova padrão mínimo para instalação de escolas no país

- Publicidade -

08/10/2015 12h27

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira (6) proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de instituição de condições mínimas para construção, adequação e equipamento pedagógico de estabelecimentos escolares de educação básica. A matéria ainda será votada, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Conforme o Projeto de Lei do Senado (PLS) 525/2009, o Ministério da Educação (MEC) definirá as condições mínimas de construção e os equipamentos necessários para justificar a autorização de funcionamento da escola.

A proposta também institui o “habite-se escolar” para permitir o funcionamento de creches, pré-escolas, centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental e médio. Esse habite-se será concedido pela prefeitura dentro das normas previstas pelo MEC.

O senador acredita que o projeto, se for transformado em lei, poderá acabar com as escolas de lata e taipa, sem banheiros e sem luz elétrica, “que passam de 20 mil em pleno final desta primeira década do século 21”.

Para Cristovam, as condições mínimas de construção e de equipamento serão o segundo piso para um padrão nacional de oferta da educação. O primeiro, como observou, foi o estabelecimento do piso salarial para o professor, que já virou lei.

O terceiro será “um piso de conteúdo, para proporcionar a redução da desigualdade a partir da aproximação do aprendizado” em todo o território nacional.

O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), deu parecer favorável ao projeto, lembrando que o projeto não provocará nenhum impacto sobre as contas públicas e que caberá ao Poder Executivo definir os padrões mínimos necessários para as edificações onde funcionarão as escolas.(Agência Senado)

Escolas em péssima condições existem em todas as regiões do pais. Ainda há, por exemplo, mais de 20 mil sem banheiros e sem eletricidade Sinduprom-PE

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights