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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo federal gastou R$ 24 milhões com publicidade no Facebook em 2014

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03/07/2015 10h03 – Atualizado em 03/07/2015 10h03

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O governo federal aumentou muito os gastos com publicidade online em redes sociais no ano passado. Segundo um levantamento feito pelo UOL, a administração atual gastou 24 milhões de reais com publicidade no Facebook em 2014, valor 118% maior do que o do ano anterior — um crescimento e tanto.

Com isso, a rede social superou o jornal O Globo, que teve a maior quantidade de propagandas estatais, tendo recebido 21 milhões de reais no mesmo período.

A União começou a fazer propaganda no Facebook em 2010, com o Banco do Brasil, que investiu naquele ano modestos R$ 8.100. Em 2011, o total gasto pelo governo na rede social superou R$ 1 milhão e, em 2012, quebrou a barreira dos R$ 10 milhões.

Além do jornal O Globo, a Veja também foi deixada para trás, tendo recebido R$ 19 milhões do governo, a maior verba entre revistas semanais, mas ainda 5 milhões de reais a menos do que o Facebook. No mesmo período, o UOL teve R$ 14 milhões em publicidade governamental.

O modelo tradicional da indústria de comunicações está mudando e o volume recebido pelo Facebook reflete a queda do domínio de veículos tradicionais, antes dominantes nas últimas décadas, mas que em alguns casos tem perdido espaço para novas plataformas e redes sociais.

No ano passado, muitos jornais e revistas e até TVs viram reduzir seu faturamento de publicidade com a União. Não existem dados sobre publicidade tão detalhados para anúncios da iniciativa privada, mas especialistas no mercado dizem que o movimento é idêntico ao que se passa com as contas estatais.
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