20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudantes são nota máxima em Matemática e na Redação do Enem

- Publicidade -

19/01/2015 18h12 – Atualizado em 19/01/2015 18h12

DA, com G1/MS

O campo-grandense Rafael Ribeiro Tostes, de 18 anos, acertou 44 das 45 questões da prova e tirou 973.6, nota máxima alcançada entre os candidatos de todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O estudante afirma que passou a se dedicar aos estudos nos últimos dois anos. Este é o terceiro Enem que ele faz. “Fiz um no segundo ano, mas não fui bem. Depois, fiz outro no terceiro ano e, novamente, agora, no cursinho”, disse ao site G1/MS.

Tostes acredita que o aluno que treina, que resolve questões da área todos os dias e que faz simulados adquire prática e, com isso, mais confiança na hora de fazer a prova. “Na maioria das vezes, o candidato erra uma questão da área de matemática por não ter atenção ou por confundir as informações”. Outra dica do aluno é revisar os conteúdos no dia em que eles são dados em sala. “Sempre fiz minhas anotações e procurei estudar as matérias nos mesmos dias das aulas”, afirmou.

O Inep não informou ao G1 o número de candidatos que alcançaram a nota na área de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2014. O órgão divulga as notas mínimas e máximas obtidas em cada uma das quatro provas objetivas. A nota de matemática, alcançada por Rafael, foi a maior entre as quatro provas.
Além do ótimo desempenho na área de matemática e suas Tecnologias, o estudante chegou perto da nota máxima na Redação. Ele tirou 980. Em todo o país, apenas 250 candidatos tiraram 1.000, nota máxima da avaliação, segundo o Inep.

1.000 na redação

O campo-grandense Danilo Erly, 18 anos, é nota 1.000 na redação do Enem. Ele disse ao G1 que conquistou a nota após estudar 12 horas por dia, durante um ano. Conta que se preparou, mas quando viu a nota foi surpreendido. “Ninguém espera tirar mil, né? A gente espera tirar uma boa nota, mas uma boa redação eu imagina que fosse fazer, agora mil, realmente é supreendente”, ressaltou o estudante, que quando chegava da escola ainda fazia exercícios extras.

A nota máxima não foi por acaso, segundo o estudante. O desempenho foi conquistado com muito esforço. A rotina do jovem incluía 12 horas de estudo todos os dias, durante um ano.

As dicas do estudante para quem quer tirar boa nota na redação são objetivas. “O segredo é dedicação, muita dedicação, estudo, realmente, e o mais importante para uma boa redação: senso crítico, que é o que falta para a nossa juventude de hoje”, afirmou.

Segundo o pai do garoto, ao ver a nota o filho comemorou bastante. “A gente até assustou. Corremos para a sala e ele estava pulando de alegria”, diz Erly Nogueira de Souza.

Danilo foi um dos 250 estudantes do país que acertaram nota máxima na redação do Enem. Eram mais de 6 milhões de candidatos no exame de 2014.

O professor de português Rossine Benício Rodrigos diz que é difícil tirar nota máxima na redação do Enem e que o resultado de Danilo é surpreendente. “Provavelmente é um aluno que se dedica muito à leitura. E provavelmente também teve muita força da família, que deve ter incentivado bastante e ele

A nota mil vai ajudar o estudante a entrar em uma grande universidade. Ele ainda diz que está pensando onde quer estudar, mas sabe o que quer ser. “Meu sonho é seguir ou para promotoria ou juiz, desejo fazer uma boa instituição pública”, finalizou.

Estudante mora em Campo Grande e fez um ano de cursinho (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)

Estudante de Campo Grande obteve nota 1000 naredação do Enem (Foto: Reprodução/TV Morena)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights