20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Professores do estado entram em greve a partir de quarta

- Publicidade -

22/05/2015 17h43 – Atualizado em 22/05/2015 17h43

Flávio Verão

Professores da rede estadual entram em greve a partir da próxima quarta-feira, dia 27. A decisão foi tomada na tarde de hoje em assembleia em Campo Grande na sede da Federação dos Profissionais de Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Participaram representantes dos 79 municípios do Estado e pelo menos 20% se mostraram contra à paralisação.

Professores de Dourados aprovaram o indicativo de greve ontem. Antes de participarem da assembleia geral, eles se reuniram no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e decidiram por aprovar a greve por tempo indeterminado.

De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a entidade não pode aceitar que o atual Governo não cumpra a legislação de valorização dos trabalhadores em educação e ainda apresente uma postura de retrocesso a conquistas históricas da categoria, como as eleições democráticas para diretores.

“Quando a negociação se esgota entra a luta, participamos de inúmeras conversas com a comissão do Governo, pouquíssimos pontos do nosso acordo avançaram e não podemos ficar calados diante disso e somando com o não cumprimento a Secretaria de Educação apresenta uma minuta de alteração na legislação das eleições de direção das escolas da Rede Estadual, por isso estamos mobilizados e vamos deflagrar uma greve se for necessário”, disse.

Entre as reivindicações dos professores está o cumprimento do piso. No início do ano foi concedido 13,01% de reajuste, referente ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado até o dia 15 de maio o Governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

Atualmente a Rede Estadual de Ensino possui cerca de 20 mil professores e 5 mil administrativos em educação, além de 270 mil alunos e 362 escolas.

Indicativo de greve havia sido aprovado pelos professores semana passadaFoto: Fetems/Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights