20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Área total de cultivo de algodão deve ter redução na safra 2014/15

- Publicidade -

15/09/2014 13h00

A próxima safra de algodão já preocupa os produtores. A área total de cultivo de algodão no Brasil pode cair 12%, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Devido a fatores de mercado, essa redução na produtividade deve esfriar o setor ainda neste semestre.

O Brasil é o 5º maior exportador mundial de algodão. Porém, segundo o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, a competitividade com o mercado internacional, junto aos baixos preços das vendas externas, vêm desestimulando o produtor. “O algodão requer alto custo para o cultivo.

Mas, hoje, o produtor vende a pluma por, em média, R$ 48,00 a arroba (70 centavos de dólar a libra-peso). Tal valor não remunera o custo da produção, dificultando a lucratividade”, afirma Pinesso.

Para o produtor rural mato-grossense, Valdir Jabocowski, a produção já vem sendo abaixo do esperado. “Com o aumento das chuvas na região, os investimentos em insumos e a queda no valor de venda, tivemos uma redução de produtividade em 25%, nos últimos 90 dias”, conta Jabocowski, que completa: “a próxima safra também poderá ser desanimadora, pois teremos de fato uma baixa produtividade. Esperamos que a situação melhore com incentivo do governo. Assim, poderemos evitar mais prejuízos”.

Os reajustes nos preços para exportação por meio das políticas podem ser uma saída para produtores. Conforme o presidente da Abrapa, o governo pode garantir a segurança do cotonicultor implantando o valor de R$ 61,00 por arroba, ou através do Pepro.

“Atualmente, ainda temos um milhão de toneladas para exportação. Mas, com a redução para 2015, se fazem necessários os reajustes nos valores”, conclui.
(Uagro)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights