20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mostra de Cinema Boliviano no MIS exibe hoje “Zona Sur”

- Publicidade -

14/08/2014 10h09 – Atualizado em 14/08/2014 10h09

Karina Lima/Governo do Estado

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta) no Museu da Imagem e do Som a Mostra Cinema Boliviano. As exibições acontecem sempre às 19 horas, são gratuitas e fazem parte do projeto CineMIS.

A mostra conta novamente com a parceria do Grupo Folclórico Boliviano T´ikay, Projeto Literatura e Cinema nas Escolas, Grupo de Pesquisa Linguagens em Fronteiras / CNPQ e da Associação de Professores de Espanhol de Mato Grosso do Sul, com a colaboração das professoras Ingra Lidia F. Padilha (Uniderp) e Suzana Mancilla Barreda (UFMS/CPAN).

As exibições celebram a independência da Bolívia (comemorada em 6 de agosto) e são uma excelente oportunidade de conhecer a sétima arte do país vizinho, considerando que as produções fílmicas bolivianas possuem trajetória conhecida em outros continentes, porém pouco divulgadas no circuito sul-mato-grossense.

O CineMIS apresentará na Mostra uma programação de produções com temáticas voltadas ao meio ambiente e questões sociais na Bolívia, como o conflito pelas águas e o problema do alcoolismo.

Um dos destaques é o premiado longa “Conflito das Águas”, que trata de distúrbio ocorrido em Cochabamba em 2010. Outro é “Zona Sur”, que apresenta os conflitos sociais entre grupos distintos da sociedade boliviana. E, por fim, o filme mais premiado da mostra, “Cemitério de Elefantes”, que aborda a questão do alcoolismo por meio do drama de um personagem que se entrega à bebida num antigo hotel.

As exibições são uma oportunidade para o público conhecer as nuances da cultura boliviana através da cinematografia selecionada. Na abertura, logo após a exibição do curta-metragem “A Avó Grilo: O mito da dona da água” será realizado um debate direcionando as discussões para os filmes que serão exibidos ao longo da semana.

“A cultura boliviana é muito rica e de valor inestimável, sendo muito presente em nosso Estado não só pela sua força e pela posição geográfica privilegiada que ocupamos, mas também pelo importante trabalho de pessoas e grupos diversos, como a Suzana, a Ingra e o Grupo T´ikay. A Mostra Cinema Boliviano, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre esta cultura e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento em Mato Grosso do Sul”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

Confira as sinopses e a programação:

14 de agosto (quinta-feira) – Zona Sur – Ao contrário de outras cidades, em La Paz a elite vive na parte baixa da cidade, em um vale que abriga a luxuosa Zona Sul. Numa mansão rodeada por um belo jardim, vive Carola com seus três filhos, Patricio, Bernarda e Andrés e os empregados Wilson e Marcelina, indígenas Aymara. Paralelamente à agitação social crescente no país, seu cotidiano pacato, silencioso e distante da poluição da cidade começa a sofrer rachaduras. A decadência e o risco da perda dos privilégios aristocráticos anunciam um novo capítulo para uma luta de classes fadada à desgraça. (Zona Sur, Dir. Juan Carlos Valdivia, Drama, 108 min, 2009). Prêmios: Prêmio de melhor diretor e roteiro em Sundance (EUA) na categoria cinema mundial, melhor ator, roteiro e prêmio especial do júri no festival de Guadalajara (México).

15 de agosto (sexta-feira) – Por que o McDonald’s quebrou na Bolívia – Documentário que conta a história do primeiro país em que a empresa fechou as portas por manter seus números no vermelho. No documentário são apresentados vários depoimentos por meio de entrevistas e consultas a especialistas que apontam para uma possível causa: o patrimônio gastronômico boliviano. (Por qué quebró McDonald’s? Dir. Fernando Martinez, Documentário, 78min, 2011).

Serviço

Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão os filmes em idioma original e com legendas em espanhol e português. As exibições acontecem de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta-feira) e são gratuitas.

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para maiores informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br. O e-mail do MIS é [email protected]. Telefone: (67) 3316-9178.

Mostra de Cinema Boliviano no MIS exibe hoje "Zona Sur"

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights