27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MPF recorre da decisão que livra Gaspem de indenizar indígenas

- Publicidade -

10/06/2015 08h19 – Atualizado em 10/06/2015 08h19

MPF recorre da decisão que livra Gaspem de pagar R$ 480 mil a indígenas no MS

Do Ministério Público Federal (MPF)

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) recorreu de mais uma decisão contrária aos direitos indígenas, expedida pela 1ª Vara da Justiça Federal de Dourados.

Foi negado pedido de indenização por danos morais coletivos contra Aurelino Arce, proprietário da empresa de segurança privada Gaspem, acusada de atos de violência contra grupos indígenas do estado.

A Justiça determinou o arquivamento da ação e o pagamento de honorários advocatícios, pelo MPF, no valor de R$ 3 mil, exigência considerada inédita.

Para o MPF, a decisão não deixou claro os argumentos jurídicos utilizados para decidir pelo fim da ação, além de não analisar outra ação do MPF que é correlata ao caso, e que possuía documentos que davam base para o pedido de indenização. Também não foi possível incluir documentos que ainda estavam em fase de produção e nem manifestar-se sobre o arquivamento.

“É imprescindível que sejam expostos e fundamentados os raciocínios adotados no julgamento da causa, possibilitando assim o direito ao contraditório”, alegou o MPF no recurso. O recurso será analisado pelo mesmo juiz que negou o pedido do MPF.

Os primeiros registros de violência contra indígenas foram registrados em 2005. Em 2009, atearam fogo contra barracos da comunidade guarani-kaiowá Apyka’i (Curral do Arame), em Dourados, o que se repetiu em 2013.

Segundo o Ministério Público Federal, a empresa, que contratou funcionários sem treinamento específico e com irregularidades no registro de armas, também é acusada pela morte das lideranças indígenas Dorvalino Rocha e Nísio Gomes. (Do MPF)

Líder Nísio Gomes

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights