33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Hora de descer do muro

- Publicidade -

08/10/2014 06h29

[email protected]

Informe C – Cicero Farias

Hora de descer do muro

Os principais partidos que fizeram parte da coligação do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), irão reunir suas lideranças para decidir quem vão apoiar para o 2° turno. O secretário geral do PSB no Estado, Sebastião Almeida, afirmou que já está sendo organizada uma reunião com as principais lideranças do partido em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira, a presença do presidente estadual e prefeito Murilo Zauith. Delcídio do Amaral já anunciou que procurará o governador André Puccinelli (PMDB), “meu amigo”, para buscar apoio. Mas Nelsinho Trad, antes da eleição, disse que se ficasse pelo caminho, iria somar forças com Reinaldo.

Onda

O PMDB deverá apoiar a candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), no 2º turno, por pressão das bases. Prefeitos, vereadores e líderes da Capital e do interior manifestaram na segunda feira ao governador André Puccinelli, ao senador Waldemir Moka e ao candidato derrotado ao governo, Nelsinho Trad, o interesse de apoiarem Azambuja, segundo o jornal Correio do Estado. Mas, o que se nota, é racha no PMDB, porque o grupo ligado ao governador prefere apostar na candidatura de Delcídio. Um deles é o deputado estadual Jerson Domingos.

Agropolíticos

Passada a eleição, o setor do agronegócio elegeu alguns representantes para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados. Como deputado estadual foram eleitos o engenheiro agrônomo e ex-prefeito de ivinhema, Renato Câmara; o produtor rural Zé Teixeira; o médico veterinário Márcio Fernandes; e o ex-delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão. Como deputado federal, a engenheira agrônoma e produtora rural, Tereza Cristina da Costa Dias, ex-secretária estadual de Produção; e o pecuarista e ex-prefeito de Jardim, Márcio Monteiro.

Bonito

Antes de se encontrar ontem com a presidenta Dilma Rousseff em Brasília, Delcídio do Amaral (PT) esteve no cabeleireiro e postou uma foto no Facebook entrando na tesoura e explicou:. “Pra encontrar a presidenta precisa dar um tapa no visual, né?” Ele esteve com a chefe para “conversar sobre a campanha em nível estadual e nacional. Já estamos prontos pra ir pra rua mostrar tudo aquilo que fizemos e atender aos anseios da nossa gente.”

Troco

E Reinaldo Azambuja (PSDB) ainda comemora a ida ao 2º turno e alfinetou Delcídio (PT): “Aqueles que estavam de salto alto e diziam que já tinham ganho a eleição no primeiro turno só esqueceram de uma coisa: combinar com o povo de Mato Grosso do Sul. Enfrentamos aí nessa campanha dissabores, calúnias e mentiras; atacaram a nossa honra, atacaram a nossa família, mas eu sempre acreditei: o bem sempre vence o mal.”

Vassoura

Se servir de consolo para os deputados federais não reeleitos, Marçal Filho (PMDB), Fábio Trad (PMDB) e Biffi (PT) a renovação da Câmara dos Deputados foi de mais de 40% nesta eleição, ou seja, quase metade não volta mais à Brasília. Pode ser o efeito de que a partir de janeiro de 2015, os parlamentares representarão 28 partidos diferentes.

Sinal de alerta

O número de eleitores que não foi votar em Mato Grosso do Sul ficou acima da média nacional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 19,4% dos eleitores não foram às urnas no País. Em MS, 373.191 eleitores (20,53%) ficaram em casa. A proporção dos votos brancos e nulos no Estado também foi alta em relação ao Brasil. De acordo com o TSE, 4,3% dos eleitores votaram em branco contra 3,8% da média nacional; os votos nulos atingiram 4,18%; no País, 5,8%. O desencanto com os políticos explica bem a abstenção, nulos e brancos.

INFORME CURURU

Se algum dia alguém te
chamar de burro, não
ligue… continue pastando!

BATE REBATE

** No final da tarde de segunda feira jazia na avenida Julio Marques de Almeida, no Parque Alvorada, um cavalete com propaganda dos candidatos Gerson Schaustz (PTB) e Vander Loubet (PT).

** O cantor Sérgio Reis, aos 74 anos, foi eleito pelo PRB deputado federal por São Paulo, com 45.330 votos. Foi beneficiado pela sobra dos 1,5 milhão de votos de Celso Russomano (PRB).

** “Para o PT o que interessa é administrar a pobreza. O que eu quero é a superação dela”. Frase de Aécio Neves ( PSDB).

** A Câmara de Campo Grande terá novos vereadores a partir de janeiro. Com a eleição de Grazielle Machado (PR) para a Assembleia e de Zeca do PT para a Câmara dos Deputados, assumirão os suplentes Antonio Cruz (PR) e Marcos Alex (PT).

** O esquálido PSTU vai fazer campanha pelo voto nulo no 2º turno das eleições para governador. O Professor Monje, atingiu 0,15% dos votos, sendo escolhido por meros 2.035 eleitores.

Hora de descer do muro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights