Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
16/05/2012 18h01 - Atualizado em 16/05/2012 18h01

Câmara cobra preservação de córregos

Dourados tem 11 córregos que estão degradados e correm o risco de desaparecer por conta ação humana

 
 
Córregos de Dourados sofrem com poluição que pode acabar com as águas. foto - Hédio Fazan Córregos de Dourados sofrem com poluição que pode acabar com as águas. foto - Hédio Fazan

A degradação ambiental não sai da mídia por conta da rapidez com que os recursos naturais se esgotam, reduzindo a chance de sobrevida a uma diversidade de espécies. O tema ganhou repercussão na sessão ordinária de segunda-feira do Legislativo douradense. O vereador Walter Hora (PPS) apresentou indicação pedindo ao Prefeito Murilo Zauith e a Secretária de Meio Ambiente, Valdenise Carbonaro que realize estudos para que todos os Córregos de Dourados sejam cercados visando sua preservação.

Dourados tem cerca de 11 córregos que cortam o perímetro urbano e estão degradados, sendo que alguns correm o risco de desaparecer em virtude da ação predatória do homem que constantemente tem despejado lixo residencial, animais mortos, pneus e móveis velhos nas encostas desses córregos. Essas cercas dificultariam que pessoas tivessem acesso as margens dos córregos para despejarem lixo, diz o vereador.

VEREADOR WALTER HORA PEDE O ‘CERCAMENTO’ DOS CÓRREGOS

“Tenho uma história de lutas que envolvem a questão ambiental em Dourados. Em 1999, iniciei uma delas pela implantação do Parque Ambiental Rego D’água, por exemplo, além de outras. Agora, continuo com a preocupação e apresento a demanda lembrando a realização do Rio+20 no Rio de Janeiro no próximo mês, quando lideres mundiais discutirão também a questão ambiental. Penso que é necessário que nós munícipes iniciemos essa discussão e enquanto vereador quero fazer minha parte, apresentando idéias que contribuem para a preservação dessas áreas”, arremata.

Hora cita no documento o nome de todos os córregos que cortam Dourados e que são objetos de sua solicitação. “O Laranja Doce, Rego D’Água, Água Boa, Paragem, Chico Viegas, Curral de Arame, Laranja Hay, Engano, Jaguapirú, Olho D’Água e Lagoa possuem problemas que têm sido agravados pela ocupação desordenada dos fundos de vale, ligações clandestinas de esgoto, desmatamento ciliar e desvio de seus leitos para alimentar projetos de horticultura e tanques para pesqueiros. A colocação de cercas e também a realização de ampla campanha de conscientização da população sobre a necessidade desses lugares serem preservados seria um importante primeiro passo a ser dado” finalizou Walter Hora.

(1) Comentário

Parabéns ao vereador , até que em fim alguém do poder público virou o olhar para a questão ambiental no municipio. E ai Prefeito qual vai ser a atitude tomada? e o IMAM?
vamos reagir ainda dá tempo.

 
denize em 17 de maio de 2012 - quinta às 14:25

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo