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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Délia questiona demora no atendimento e cobra agilidade na UPA

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07/04/2015 10h23 – Atualizado em 07/04/2015 10h23

Délia cobra agilidade no atendimento em postos e UPA

Quem já precisou passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Dourados teve que ter paciência para ser atendido. Muitos pacientes estão reclamando da demora. Eles relatam que chegam a permanecer mais de oito horas no local, até que um médico esteja disponível.

A vereadora Délia Razuk (PMDB) solicitou à Prefeitura e à Secretaria de Saúde, um estudo a fim de que haja o registro do horário de triagem e atendimento na ficha de médica do paciente nos postos de saúde e na UPA. Desta forma, entende, será possível saber o real tempo de espera e criar medidas para solucionar o problema.

O objetivo da unidade é acrescer à cidade novos postos de atendimento e dar celeridade à saúde pública, depois de várias crises no setor. Além de acolher pacientes do Pronto Atendimento Médico (PAM), a UPA é responsável por serviços realizados pelo Hospital da Vida. Outra demanda relacionada à saúde diz respeito à facilitação na doação de sangue para quem mora longe do Hemocentro.

A vereadora ressaltou a importância de investimentos para aquisição de uma unidade móvel para coleta de sangue nos bairros e distritos de Dourados, ou oferecer uma forma de transporte aos doadores a fim de garantir um abastecimento maior de tipos sanguíneos.

Recentemente, Délia Razuk reivindicou um número maior de funcionários para o Hemocentro de Dourados. Logo em seguida, diversos moradores sugeriram também a utilização de um transporte para que outras pessoas possam se tornar doadores.

“Gostaria de sugerir que a Secretaria de Saúde disponibilize condução […] porque muita gente é doador ou tem vontade de doar sangue, mas moram muito longe e não tem condições de chegar de se locomover”, escreveu o morador Giovani Machado de Menezes.

A vereadora acredita que a iniciativa poderia atender a necessidade de estoque de sangue nos hospitais, para a demanda de rotina e emergenciais, sem que o órgão tenha que recorrer com frequência à mídia para procura desses contribuintes que salvam vidas.

Vereadora Délia Razuk questiona demora nos atendimentos nos postos e UPA

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