20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Espetáculo “Profanação” no teatro municipal

- Publicidade -

11/04/2014 14h00 – Atualizado em 11/04/2014 14h00

Apresentação será sába-do ás 20h e domingo ás 18h no Teatro Municipal de Dourados; Cia Danças Claudia de Souza ministra worshop no Studio Blanche Torres

A Cia Danças Claudia de Souza de São Paulo apre-senta sábado e domingo, o espetáculo “Profanação”, no Teatro Municipal de Doura-dos.

A performance foi contemplada no ano passado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), na categoria circulação com o Prêmio Klauss Viana de Dança. O espetáculo “Profanação”, partiu inicialmente de uma pesquisa sobre o samba, sua história, raízes, movimentos. Ao mesmo tempo a esta investigação surgiu a inspi-ração propiciada pela leitura do livro ‘Profanações’ de Giorgio Agamben, que veio compor a pesquisa da core-ógrafa em observar o samba como um ritual.

Em seu ensaio, “Elogio da Profanação” Giorgio se dedica a abrir relações comuns entre as ideias de “usar” e “profanar”. Se a religião pode ser definida como aquilo que subtrai as coisas, os lugares, e os separa, enfim, transferindo tudo para uma esfera do intocável, Agamben propõe justa-mente o contato como uma forma primeira de profanação. “Há um contágio profano, um tocar que desencanta e devolve ao uso aquilo que o sagrado havia separado e petrificado”.

Há 17 anos, que a Cia Danças Claudia de Souza de São Paulo, desenvolve atividades que tem como foco a pesquisa, criação, difusão e formação cultural, evidenciando uma linguagem pró-pria.

Partindo destas experimentações, a Cia Danças vai ministrar amanhã a partir das 15h, workshop para os alunos do Studio Blanche Torres. A capacitação fornecerá suporte sobre o pro-cesso de pesquisa de lingua-gem, desenvolvendo a partir de três eixos: técnica, improvisação e criação.

“Profanação” será encenado sábado ás 20h e do-mingo ás 18h. Os ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) podem ser adquiridos 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro Municipal.

 Espetáculo “Profa-nação” foi contemplada no ano passado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), na categoria circulação com o Prêmio Klauss Viana de Dança

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights