20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mais de 147 mil vão às urnas nas eleições em Dourados

- Publicidade -

13/06/2014 06h00

Em Dourados, 147 mil vão às urnas nas eleições deste ano

Com relação a 2010 houve aumento de 3,8 mil novos eleitores. Justiça Eleitoral vai convocar 1.752 pessoas para serem mesários nas eleições em Dourados

Valéria Araújo

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul fechou o cadastro com 147.826 eleitores aptos a votar nas eleições desse ano, em Dourados. Em relação a 2010, houve um aumento de 3.808 novos eleitores. O número de sessões também subiu. Saiu de 425 para 438 este ano com 75 locais de votação.

De acordo com o chefe do cartório da 18º Zona, Conrado Rezende, os trabalhos se concentram agora na nomeação de mesários. Segundo ele, este ano, 1.752 mesários serão convocados pela Justiça eleitoral.

Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista com os nomes de todos os mesários será publicada no dia 6 de agosto.

Conforme levantamento realizado no mês de maio pelo TRE, o Estado conta com cerca de 23 mil mesários, entre voluntários e convocados que contribuirão com o processo eleitoral democrático.

Para exercer a função, é necessário que o eleitor seja maior de 18 anos, tenha concluído o ensino médio, não tenha grau de parentesco até o segundo grau com candidato a cargo eletivo, tenha disponibilidade para prestar serviço à Justiça Eleitoral e esteja em pleno gozo de seus direitos políticos.

São oferecidos aos mesários vários benefícios, como dois dias de folga para cada dia de convocação, auxílio-alimentação ou alimentação, no dia da eleição, ajuda de custo para o combustível do Presidente da Mesa, desempate em concurso público, se previsto no edital, reconhecimento como atividade extra-curricular aos universitários das faculdades conveniadas e certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Para poder votar nessas eleições do dia 5 de outubro, o eleitor deve estar ‘em dia’ com Justiça Eleitoral. Em todo o País, 141.8 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. No total, houve um aumento de 4,43% em relação ao pleito de 2010.

Desse total, 23,3 milhões de eleitores estão cadastrados biometricamente, o que significa que serão reconhecidos nas seções eleitorais pela impressão digital. Em MS são 8 deputados federais, 24 estaduais e 3 senadores. Conforme o TRE são 1,7 milhão de eleitores em Mato Grosso do Sul.

CONVENÇÕES

Até o dia 30 de junho estão autorizadas as realizações de convenções partidárias para a escolha de candidatos que concorrerão às Eleições Gerais de 2014 e deliberação sobre eventuais coligações, conforme previsto na Lei das Eleições.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as convenções são eventos internos das siglas, com regras definidas de acordo com o estatuto de cada partido político, e são reuniões dos filiados a uma legenda para a deliberação de assuntos de seu interesse.

Para a realização das mesmas, os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento, devendo comunicar por escrito ao responsável pelo local, com antecedência mínima de 72 horas, a intenção de ali realizar a convenção. Ainda de acordo com o previsto no calendário eleitoral, 5 de julho é o último dia para os partidos políticos apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, o requerimento de registro de candidatos nas eleições desse ano, segundo o TRE.

Dourados tem mais de 147 eleitores aptos a votar este anosfoto - Hédio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights