27.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

‘Meteoros’ cruzam o céu e chamam a atenção da população

- Publicidade -

28/12/2014 08h57 – Atualizado em 28/12/2014 10h51

Entusiasta da área diz que pelas características do fenômeno trata-se de lixo espacial e não meteoritos

Flávio Verão

Na madrugada deste domingo, por volta das 1h50, uma chuva de meteoros cruzou o céu e pôde ser visto de várias cidades de Mato Grosso do Sul. Em Dourados o fenômeno chamou a atenção da população e rapidamente imagens começaram a circular em redes sociais. Em Campo Grande, Jardim e Nioaque também foi visto. Entusiasta da área diz que pelas características do fenômeno trata-se de lixo espacial e não meteoritos.

Algumas pessoas que postaram vídeos chegaram a comentar que seria ‘ovnis’ enquanto outros falaram que era fogos, avião e até o ‘apocalipse’. Em Dourados moradores chegaram a acionar a Polícia Militar.

O entusiasta da área de astronomia, Douglas Bortolanza Lara, diz que pelas características do fenômeno trata-se de lixo espacial e não meteoritos. Segundo ele, pode ser uma parte de algum foguete ou qualquer outro objeto produzido pelo homem e lançado ao espaço. “Quando esse objeto reentra na atmosfera acaba se desintegrando a uma altitude aproximada de 90 ou 85 km e produzindo esse espetáculo que centenas de pessoas na região observou”, explica.

Ainda de acordo com Douglas, dependendo das características como tamanho, material produzido, inclinação de reentrada na atmosfera, alguns objetos, os maiores, podem atingir o solo.

Vários são os fatores que diferenciam o meteorito do lixo espacial. “Podemos generalizar afirmando que o angulo de inclinação na reentrada da atmosfera, o grande período do objeto se desintegrando, as características do brilho e da desintegração. Podemos notar vários fragmentos menores se distanciando dos pontos maiores em velocidades diferentes o que indica que são pedaços se soltando”, acrescenta o entusiasta em astronomia, que administra a página “Astronomia em Dourados”, dedicada a discussões e registros astronômicos.

Os meteoros são restos de planetas que não vingaram e são formados por rocha ou ferro e vagam no espaço por bilhões de anos. Eles podem ser atraídos quando se aproximam da Terra. Quando isso acontece, há uma explosão na hora do choque com a atmosfera.

Confira o vídeo postado por Maressa Carrilho em sua rede social



Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights