33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pais devem confirmar matrículas nos Ceims de Dourados

- Publicidade -

10/02/2015 08h37 – Atualizado em 10/02/2015 08h37

As listas dos contemplados com vagas nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) da Prefeitura de Dourados estão disponíveis nas unidades de ensino. O pai ou responsável deve procurar diretamente o Centro para o qual inscreveu a criança para verificar a listagem e fazer a matrícula.

O prazo para que os pais realizem estes procedimentos é até quarta-feira, já que as vagas não preenchidas até esta data são destinadas a outras crianças que estão na fila. Nos Centros ainda é repassado aos pais quais documentos devem providenciar para a realização das matrículas.

“Nós vivemos hoje numa cidade que tem um desenvolvimento econômico crescente, com geração de emprego que tem proporcionado oferta de trabalho. Com isso aumenta ainda mais a demanda por aqueles que querem colocar os filhos Ceims”, lembra a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.

Ela ainda alerta que hoje as unidades são referência em estrutura e qualidade, com profissionais de nível superior, propostas pedagógicas adequadas, quatro refeições ao dia elaboradas por nutricionistas, entre outros. Isso também se torna um atrativo.

“Temos mais famílias procurando pelos Ceims, inclusive de classe média e alta, o que antes não acontecia. É reflexo também da qualidade que se apresenta e é comparada com as escolas particulares”, pontua a secretária.

Para este ano, a seleção de alunos para os Ceims está mais criteriosa. Em resolução publicada pela Secretaria de Educação, fica estabelecido um regime de prioridades para aqueles que conquistam vagas em período integral ou meio período.

As crianças em famílias em situação de vulnerabilidade social e pais que trabalham e comprovadamente ganham até três salários mínimos, tem garantido o ensino integral. A triagem das famílias é feita pela Defensoria Pública e pela equipe de assistência social da Secretaria de Educação. Os demais são contempladas com vagas de meio período, dessa forma mais famílias são atendidas.

Para este ano, também há ampliação de vagas. Para este início do ano letivo foi ativado o Ceim localizado no bairro Jardim Guaicurus. Em junho outros dois estão previstos para ficarem prontos. Nove ainda estão em fase de construção e em breve serão mais espaços educacionais para alunos na rede pública.

Reme

Para os alunos que já estão matriculados nos Ceims, as aulas já começaram. Na Reme (Rede Municipal de Ensino), incluindo Projovem e EJA (Educação de Jovens e Adultos), as aulas também foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 9.

Dourados não aderiu ao movimento levantado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em que prefeituras e o governo do Estado adiaram o início das aulas para o dia 19 de fevereiro.

O prefeito Murilo entende que as famílias fizeram seu planejamento contando com o início das aulas no dia 9 e que adiar a data poderia impactar não só na dinâmica das famílias, mas também no calendário escolar que já estava programado.

Manter um ensino de qualidade e escolas com estrutura para receber as crianças e jovens de Dourados é um dos focos da administração do prefeito Murilo. Desde que assumiu tem garantido reformas nos prédios das instituições, uniforme, kit escolar, professores qualificados, entre outros investimentos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights