33.6 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Para atender família, deputado pede mudança em nome de penitenciária

- Publicidade -

09/12/2014 16h38 – Atualizado em 09/12/2014 16h38

Assessoria

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) apresentou, na manhã desta terça-feira na Sessão Ordinária, Projeto que Lei que visa alterar o nome da Penitenciaria de Segurança Máxima, que atualmente é denominada Harry Amorim Costa, para Presídio Estadual de Dourados.

Segundo o parlamentar peemedebista, ele conversou com familiares que agradecem a lembrança do nome do ex-governador Harry Amorim Costa, no entanto, em virtude de a penitenciária ser um local onde se priva a liberdade e acontecem situações vexatórias, seria de agrado da família que o nome deste importante homem público fosse retirado da denominação do presídio.

Para justificar a apresentação do Projeto, Marun fez uso da palavra, atribuindo o pedido de alteração à família e ainda utilizou um artigo que foi publicado em jornal diário de Campo Grande, escrito por José Pedro Frazão (Escritor, Jornalista e Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras), intitulado: “Homenagem de Grego”, conforme segue trecho lido pelo parlamentar em plenário:

“… Ao chegar a Aquidauana, no ano da emancipação de MS (1977), conheci nos jornais a figura que seria a primeira vítima póstuma: o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, nomeado em 1978 para ser o primeiro governante do novo estado e teve sua vida ceifada em 1988. Quando Harry “pensou” que fosse descansar em paz procuraram um lugar para colocar seu nome, porém a homenagem outorgada tirou a paz do ilustre finado: deram o nome dele ao presídio de segurança máxima de Dourados. De lá pra cá, a lembrança do ex-governador vive na memoria do crime. Os jornais, inevitavelmente estampam o seu nome associado aos peculiares acontecimentos do presídio. São manchetes do tipo: Polícia apreende drogas no Harry Amorim; Mais um estrangulado no Harry Amorim; Harry Amorim amanheceu banhado de sangue”. E por aí vai à homenagem de grego, que arrumaram para o gaúcho…”.

Marun disse ainda que a família reconhece que o fato de Harry Amorim ter sido o primeiro governador de Mato Grosso do Sul traz grande honraria, mas que, no entanto, o seu nome ligado aos fatos que ocorrem no presídio os entristece e se possível à desvinculação do nome seria de extrema alegria para todos os seus familiares.

Para tanto o deputado Carlos Marun pede a revogação do artigo 1º do Decreto nº 8.976 de 1997, que dispõem: Artigo 1º: “Fica denominada Harry Amorim Costa a Penitenciária de Segurança Máxima de Dourados – MS”.

A nova redação seria: Fica denominado como Presídio Estadual de Dourados a Penitenciária de Segurança Máxima. Atendendo à solicitação dos familiares de Harry Amorim Costa “In Memorian”.

O deputado peemedebista questionou o presidente da Sessão, deputado Jerson Domingos se haveria a possibilidade de o projeto ser votado ainda nesta legislatura, visto que Marun ano que vem estará em Brasília.

O deputado Jerson Domingos disse que irá pautar o projeto com os demais que estão em pauta para votação, e que decisão será fruto de acordo das liderança das bancadas para dar agilidade à aprovação do projeto apresentado pelo deputado Carlos Marun, antes do encerramento das atividades parlamentares deste ano.

Os deputados Onevan de Matos (PSDB) e Marquinhos Trad (PMDB) manifestaram apoio favorável ao projeto.

Marun pediu mudança do nome da PHAC em Sessão Ordinária na Assembleia nesta terçaFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights