20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Feira de Natal no Fórum expõe artesanato feito por detentos de Campo Grande

- Publicidade -

10/12/2014 10h34 – Atualizado em 10/12/2014 10h34

Peças delicadas e únicas que surpreendem pela qualidade e bom gosto, além do baixo custo. Assim estão sendo definidos pelo público os trabalhos artesanais da “Feira de Natal Artesão Livre”, confeccionados em presídios, que estão expostos do Fórum de Campo Grande.

Iniciada nessa terça-feira (9), a exposição reúne cerca de 380 peças, disponíveis para a venda, entre tapetes, esculturas, quadros etc., tudo confeccionado por detentos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Segurança Máxima, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito e Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”. A ação é realizada por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Conselho da Comunidade de Campo Grande.

A iniciativa tem como objetivo expor à população trabalhos desenvolvidos por detentos nas unidades prisionais de regime fechado da Capital. “Queremos demonstrar que as mesmas mãos que cometeram um crime podem fazer coisas boas”, destaca a promotora de Justiça Jískia Trentin, uma das idealizadoras do evento. Segundo ela, a feira é uma maneira também de fazer com que as peças sejam comercializadas, representando um sustento para as famílias dos internos, já que a renda arrecadada durante a exposição será revertida para presos que confeccionaram as peças.

Para o presidente do Conselho da Comunidade, Albino Coimbra Neto, juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande (que também está respondendo interinamente pela 1ª Vara de Execução Penal), as oficinas de artesanato são trabalhos legítimos dentro das unidades prisionais, labor que também “estimula as competências dos reeducandos”, contribuindo para a reinserção social.

Outro fator importante que a feira pretende atingir, conforme aponta o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Leonardo Arévalo Dias, é chamar a atenção de empresários para que se possam implantar parcerias de trabalho com o sistema penitenciário.

A servidora do Ministério Público Alessandra Cordeiro foi uma das várias pessoas que visitaram a feira e se encantaram com os trabalhos. “Achei as peças de ótima qualidade, com preço acessível, e também é uma forma de ajudar, de incentivar o trabalho deles”, garantiu, mostrando os jogos de tapete e toalhas de mesa em crochê que comprou.

A “Feira de Natal Artesão Livre” acontece até o dia 19 deste mês, no Átrio do Fórum de Campo Grande, das 12 às 19 horas, exceto no fim de semana.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights