33 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Filmes dividem prêmio dos produtores

- Publicidade -

21/01/2014 09h24 – Atualizado em 21/01/2014 09h24

Pela primeira vez na história, houve empate no evento do Sindicato

Os produtores de Hollywood aumentaram no último domingo, a emoção da corrida pelo Oscar ao escolherem não um melhor filme do ano, mas dois: o thriller espacial “Gravidade” e drama “12 Anos de Escravidão”.

É a primeira vez que o Producers Guild of America (PGA), o Sindicato dos produtores dos Estados Unidos, declara um empate nos 25 anos da sua premiação.

Em 2007, ganhou “Onde os fracos não têm vez”; em 2008, “Quem Quer Ser um Milionário?”; em 2009, “Guerra ao Terror”; em 2010, “O Discurso do Rei”; em 2011, “O Artista”; e em 2012, “Argo”.

A decisão do PGA contrastou com a do Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores dos Estados Unidos, que no sábado escolheu “Trapaça” do di-retor David O. Russell para o seu prêmio principal, o de melhor elenco.

No entanto, o retrospecto do SAG em escolher filmes que acabam ganhando também o Oscar não é tão bom. Nos últimos dez anos, seis vencedores do prêmio principal do SAG levaram o Oscar de melhor filme.

De qualquer forma, depois de uma intensa semana de premiação, a disputa pelo Oscar parece cada vez mais que vai se dar entre esses três filmes. “Trapaça”, com boas atuações, e “Gravidade”, com inovações técnicas, tiveram dez nomeações cada um, enquanto “12 Anos de Escravidão” e a sua descrição da escravidão antes da Guerra Civil nos Estados Unidos tiveram nove.

A premiação, a principal da indústria cinematográfica, ocorrerá no dia 2 de março. Os 6 mil membros da academia votam de 14 a 25 de fevereiro. A noite do PGA foi crucial para “12 Anos de Escravidão”, que no último domingo ganhou o Globo de Ouro como melhor drama, mas nenhum outro prêmio.

O diretor e produtor Ste-ve McQueen, ao receber o prêmio junto com o co-produtor e ator Brad Pitt, falou sobre um tema que pode atrapalhar o filme no Oscar: a ideia de que o filme é muito difícil. “Quando o filme passou pela primeira vez, em Toronto, algumas pessoas disseram que ele era brutal, que ninguém iria vê-lo”, afirmou o britânico McQueen. “As bilheterias aqui nos Estados Unidos e no Reino Unido têm prova-do o contrário.”

O PGA Awards também conta com prêmios relacionados à TV. Dentre as séries dramáticas, levou “Breaking Bad”. Dentre as cômicas, “Modern Family”. O telefilme “Behind the Candelabra” (“Minha vida com Liberace”) também foi lembrado.

Produtores dos filmes “Gravidade” e “12 Anos de Escravidão”

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights